Michel Sapin anunciou esta terça-feira que o Governo francês decidiu voltar a colocar o Panamá na lista negra dos paraísos fiscais. O ministro das Finanças afirmou que esta decisão vai trazer consequências para quem tenha operações naquele país e que práticas como a evasão fiscal serão tratadas pelas vias legais, conta o El Mundo. Porque “a fraude fiscal é insuportável”, referiu.

O secretário de Estado das Finanças, Christian Eckert, recordou que o Panamá já tinha estado na “lista negra” dos paraísos fiscais até ao final de 2011. Saiu depois, mas em dezembro de 2015 as autoridades francesas avisaram as panamianas que se não passassem a cooperar com as exigências que ditam o intercâmbio de informações fiscais, voltariam a integrar o país na lista.

Michel Sapin quer acelerar a luta internacional contra a evasão e fraude fiscal e já pediu à OCDE que reúna o maior número de documentos possíveis para que seja possível iniciar procedimentos contra os responsáveis por atos fraudulentos. Ángel Gurría, secretário-geral da OCDE exigiu que o Panamá aplicasse “imediatamente” os padrões internacionais de transparência fiscal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR