A Liga Espanhola de Futebol Profissional vai denunciar os alegados insultos que foram dirigidos a Cristiano Ronaldo e ao Real Madrid durante o ‘clássico’ com o FC Barcelona, da última jornada do campeonato.
A denúncia da LFP vai ser apresentada na Comissão Antiviolência e no Comité de Competições da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e terá em conta algumas palavras homofóbicas que alguns adeptos do FC Barcelona terão gritado a Ronaldo, em Nou Camp, durante o minuto de silêncio realizado em memória do holandês Johan Cruyff, que morreu recentemente.
“De uma forma esporádica e pontual alguns espetadores, com o campo completamente em silêncio, gritaram ‘pu.. Madrid’ e ‘Cristiano maricas’, expressões que foram prontamente assobiadas por grande parte dos adeptos locais”, lê-se no comunicado do organismo.
A LFP realçou as recentes iniciativas do FC Barcelona na luta contra o racismo e xenofobia e reforçou que o aconteceu em Nou Camp foi um “episódio esporádico” protagonizado por um “pequeno grupo de adeptos que serão difíceis de identificar”.
O ‘clássico’ terminou com a vitória do Real Madrid, por 2-1, com um golo de Cristiano Ronaldo já perto do final da partida.