Guimarães vai passar a ter ligação a Lisboa através do Alfa Pendular, a partir de 1 de maio, uma decisão da CP – Comboios de Portugal justificada pelo “aumento de passageiros”, divulgou aquela empresa de transporte ferroviário.

Num documento a que a Lusa teve acesso, a CP adianta que a nova ligação de longo curso entre o Minho e Lisboa, terá a duração de 03.50 horas e terá a periodicidade de um comboio por dia, em cada sentido, servindo uma população de cerca de 270 mil habitantes (dos concelhos de Guimarães, Santo Tirso e Trofa).

Para o presidente da autarquia vimaranense, Domingos Bragança, este é um “investimento público” que terá “retorno” e que vai “facilitar” a ligação entre “dois polos industriais, turísticos e culturais” como são Guimarães e Lisboa.

“A CP vai ganhar muito com esta ligação, mas vão ganhar, sobretudo, os cidadãos portugueses, em especial os vimaranenses”, afirmou o autarca em declarações à Lusa.

“As duas capitais do país passam a estar ligadas, finalmente, por um transporte de velocidade elevada, moderno e com o máximo conforto num serviço de longo curso. As boas parcerias dão bons resultados. Trata-se de um investimento público que terá um retorno para o operador público muito positivo, com um incremento da qualidade e do serviço”, salientou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Domingos Bragança, “esta ligação vai facilitar, ainda mais, as viagens entre dois polos industriais, turísticos, culturais e de conhecimento, através de um comboio direto que une duas grandes cidades”.

Assim, “aos dois Intercidades que fazem atualmente a ligação diária entre Guimarães e Lisboa (um por sentido), juntam-se mais dois comboios Alfa Pendular (igualmente um por sentido) num total de 4 ligações diárias entre aquela cidade e Lisboa”, esclarece a CP no citado documento.

A transportadora explica ainda que esta nova ligação “vai ao encontro das necessidades de mobilidade que têm vindo a aumentar significativamente entre aqueles importantes centros populacionais”.

A CP realça ainda os efeitos benéficos da nova ligação para a região vimaranense.

“A região agora abrangida pelos Alfa Pendular tem uma forte dinâmica económica, social e cultural que vai certamente valorizar este aumento da oferta da CP. A crescente importância turística da cidade de Guimarães, cujo centro histórico é Património Mundial da Humanidade, atrai atualmente milhares de turistas, que passam a contar com mais uma forma de chegar à Cidade Berço”, lê-se.