O Banco Central do Brasil divulgou esta quinta-feira uma avaliação frisando que o aumento dos incumprimentos pode trazer consequências para o balanço dos bancos que atuam no país.

A informação consta no segundo Relatório de Estabilidade Financeira da instituição, que indica que as instituições financeiras já teriam aumentado provisões para os créditos classificados como duvidosos na metade do ano 2015.

Isto aconteceu porque houve um aumento da perceção de risco da economia brasileira impulsionada pelo cenário de retração económica, que começou a refletir-se de maneira mais pronunciada nos indicadores de crédito.

“Para fazer frente a esse cenário, os bancos vêm preservando a cautela na concessão de crédito e renegociando e reestruturando as dívidas”, destaca o texto.

Fazendo um comparativo entre o primeiro e o segundo semestre do ano passado, o Banco Central destacou que o saldo da carteira de crédito dos bancos de empréstimos renegociados passou de 6,7% para 7,6%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em reportagem sobre uma conferência de imprensa realizada em Brasília pelo Banco Central, a Agência Brasil destacou que o diretor de fiscalização da instituição, Anthero Meirelles, sinalizou que o incumprimento e as renegociações de dívidas devem aumentar.

“A gente espera evidentemente que a inadimplência [incumprimento] continue crescendo, não estamos esperando nada explosivo, nenhuma rutura. Mas está crescendo em todos os bancos”, disse.

Meirelles também analisou que tanto a oferta pelos bancos com a procura das empresas e famílias por crédito estão mais baixas.

“Hoje o que impede um mercado mais dinâmico de crédito é o baixo nível de confiança de pessoas físicas e empresas, que reflete um pessimismo com relação à situação económica”, concluiu.