Os projetos portugueses da reabilitação da Catedral e Museu Diocesano de Santarém e o projeto de Desenvolvimento Sustentável do Planalto da Mourela, no Parque Nacional da Peneda-Gerês venceram o Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2016. A iniciativa pretende premiar os melhores projetos no domínio do património e divide-se em quatro categorias: Conservação, Investigação, Serviço Dedicado ao Património e Educação, Formação e Sensibilização. O júri analisou 187 candidaturas, das quais foram premiadas 28, segundo informação avançada em comunicado. Veja alguns dos premiados na fotogaleria acima.

Sé Santarém

A Catedral de Santarém foi alvo de uma intervenção profunda de restauro, que decorreu entre 2012 e 2014. Foram reabilitados elementos arquitetónicos e artísticos do interior e fachada, assim como o Museu, que alberga uma coleção de arte religiosa. As técnicas tradicionais adotadas permitiram o restauro fiel da arquitetura e da coleção de arte religiosa. O júri do concurso ressalva que “a conservação das pinturas, esculturas, objetos eclesiásticos e arquitetura foi realizada eficientemente e com grande atenção aos detalhes pelos conservadores. Existe uma harmonia na combinação de sucesso entre esses diferentes elementos, sendo o resultado subtil mas impressionante. Este trabalho ambicioso é um excelente modelo para a ampla rede de Catedrais em Portugal”.

Peneda-gerês

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O projeto de desenvolvimento sustentável do Planalto da Mourela, no Parque Nacional da Peneda-Gerês foi destacado pela originalidade e criatividade. Resulta de uma tentativa de minimizar o impacto da emigração e do envelhecimento da população, numa zona em que a preservação da paisagem está intimamente ligada com a intervenção humana através das práticas agrícolas tradicionais. Nesse sentido, a comunidade agrícola local foi envolvida no projeto. Foram aconselhados a usar técnicas tradicionais de cultivo e pastoreio. O projeto pretende também incentivar as pessoas a viveram na região. Foi ainda criado um Centro de Interpretação que integra uma exposição didática onde se pode ver as diferentes paisagens da região e a importância da sua preservação. Este centro pretende atrair visitas de estudo das escolas da área. O ecoturismo foi também uma aposta desta iniciativa, que criou cinco trilhos pedestres interpretativos onde são explicadas as boas práticas de conservação do parque.

Falta ainda ser apurado o Prémio do Público, que é eleito através de uma votação online, que decorre até 8 de maio. Qualquer pessoa pode votar num dos 28 projetos selecionados. Esta iniciativa é importante para divulgar o património europeu e para angariar fundos para a sua preservação. O Comissário Europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics, ressalvou que o trabalho desenvolvido pelos projetos a concurso é essencial e, graças e ele, “inúmeros tesouros do património cultural europeu foram salvaguardados e recuperados para usufruto das gerações presentes e futuras.” Acrescentou ainda que “estes projetos funcionam como um instrumento de sensibilização para a importância do património cultural enquanto recurso estratégico para a sociedade e para a economia da Europa”.

Os prémios vão ser entregues a 24 de maio, no Teatro da Zarzuela, em Madrid. A cerimónia conta com cerca de 1.000 convidados, entre os quais altos representantes da União Europeia. Durante o evento vão ser anunciados os sete vencedores do Grande Prémio e o vencedor do Prémio do Público. Os projetos vencedores vão ser apresentados na Feira da Excelência durante a manhã de 24 de maio, na sede do Colégio de Arquitetos de Madrid. Vão estar também presentes no Congresso Europeu do Património Cultural que terá lugar entre 22 e 27 de maio na capital espanhola. Estas iniciativas inserem-se no projeto “Mainstreaming Heritage”, que conta com o apoio do programa Europa Criativa da União Europeia.