Pedro Machete, juiz que está no Palácio Ratton desde 2012, pode ser o sucessor de Joaquim Sousa Ribeiro como presidente do Tribunal Constitucional. No entanto, Marcelo Rebelo de Sousa gostaria que Margarida Salema, atual presidente da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, entrasse como juíza nesta instituição na próxima leva de substituições, que verá entrar cinco novos juízes até setembro, e fosse a nova presidente.

Pedro Machete foi cooptado entre os outros juízes para integrar o Tribunal Constitucional em 2012, e, por isso, não entrou através de nomeação partidária. Segundo o Público, será o juiz mais bem colocado para ser o próximo presidente do Tribunal Constitucional. Mas Marcelo Rebelo de Sousa preferiria que este órgão fosse presidido por uma mulher, nomeadamente Margarida Salema. Este poderá ser mesmo um dos nomes indicados pelo PSD já que os próximos cinco juízes a serem substituídos são indicados pela Assembleia da República.

O Público adianta ainda que o PSD está também a pensar nomear Carlos Blanco de Morais, professor catedrático e ex-assessor constitucional de Cavaco Silva, enquanto que, do lado do PS, um dos nomes indicados poderá ser Jorge Reis Novais, também professor catedrático e antigo assessor constitucional de Jorge Sampaio.

Segundo os entendimentos informais na Assembleia da República, três dos juízes serão indicados pelo PS e os outros dois pelo PSD. No entanto, desta vez há a possibilidade de o PS tentar encontrar soluções para este juízes com os partidos que apoiam o Governo no Parlamento, nomeadamente PCP e Bloco de Esquerda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR