Sente que lhe falta tempo para fazer tudo o que gostaria? A solução para o seu problema pode estar na hora a que o seu despertador toca de manhã. Mas para quem gosta de ficar a dormir até ao último minuto, as notícias não são boas. O empreendedor Jonathan Long aconselha a levantar-se às 5 da manhã para tornar o seu dia super-produtivo.

A ideia é “acrescentar” mais quatro horas ao dia, partindo do princípio que costuma começar a trabalhar às 9 da manhã. Quatro horas que pode usar para fazer todas aquelas coisas para as quais nunca tem tempo, como praticar exercício físico ou responder aos emails em atraso.

Mostrar Esconder

Jonathan Long é um empreendedor norte-americano, fundador e presidente da empresa MarketDomMedia®.

Escreve sobre empreendorismo e produtividade para a Entrepreneur, o The Huffington Post, a Time e o Business Insider.

Mas porquê tão cedo? Para garantir que não será interrompido pelo telefone ou por mensagens escritas. Agora que já “encontrou” tempo, só precisa de se organizar para o aproveitar. Jonathan Long sugere quatro formas de o fazer:

Ponha o despertador cinco minutos antes

Para estar de pé exatamente às 5 da manhã, agende o despertador para as 4h55m. Para garantir que se levanta, coloque o telemóvel ou o relógio o mais longe possível da cama para ter mesmo que se levantar para conseguir desligar o alarme.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dedique a primeira hora ao exercício físico

Depois de se levantar, vista-se para praticar exercício físico. Se prefere fazê-lo num ginásio pense em fazer uma inscrição num que ofereça um horário alargado. Ou então aproveite um espaço público perto de sua casa onde possa correr, por exemplo. O importante é vestir-se e sair de casa o mais rapidamente possível para reduzir a probabilidade de voltar atrás e regressar à cama. O ideal é dedicar uma hora à prática diária de atividade física, entre as 5h30 e as 6h30, segundo o empreendedor.

Trate das tarefas agendadas

Depois de tratar da sua higiene pessoal e de tomar o pequeno-almoço, deve começar a tratar das tarefas do dia por voltar das 7h00 da manhã. É a essa hora que deve começar a responder aos emails. É também um bom momento para olhar para a sua agenda e preparar as coisas que terá de fazer ao longo do dia. Se trabalha longe de casa, deve aproveitar para sair para o trabalho durante este período em que há menos trânsito.

“Comece” o dia de trabalho

O dia de trabalho deve começar às 9h00 da manhã, já depois de ter o seu dia organizado. As tarefas que realiza entre as 7h00 e as 9h00 podem ser determinantes para a sua produtividade diária, diz Jonathan Long. Além de que despachar cedo as pequenas tarefas do dia traz benefícios ao nível da redução do stress e aumenta o grau de satisfação com o trabalho realizado.