O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que aceitou o pedido de demissão de João Soares como ministro da Cultura, na sequência do caso com os dois cronistas Augusto M. Seabra e Vasco Pulido Valente.

“Naturalmente respeito e aceito a avaliação que ele fez das condições que tinha para prosseguir no exercício destas funções. Naturalmente aceitei o seu pedido de demissão”, afirmou o primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas no Porto.

António Costa explicou que irá apresentar ao Presidente da República o nome do substituto de João Soares na pasta da Cultura “nos próximos dias”, mas não esclareceu se já tem alguém em mente.

A decisão de pedir a demissão, garantiu António Costa, foi “totalmente exclusiva do ministro da Cultura”.

“Respeito a avaliação, a decisão do doutor Soares e agradeço-lhe profundamente todo o empenho e a dedicação que colocou no exercício dessas funções de ministro. Recordo-o como um dos grandes vereadores da cultura da Câmara Municipal de Lisboa, tenho a certeza que se tivesse tido a oportunidade de fazer o seu trabalho durante quatro anos seria conhecido por todo o país como um grande ministro da Cultura. As coisas são como são”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR