O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, assegurou esta sexta-feira que foram alcançados “avanços significativos na sustentabilidade” na divisão principal do futebol português, bem como na “valorização das provas profissionais”.

“Nesta primeira época desportiva, que ainda decorre, do mandato a que presido, já se conseguiram avanços significativos na sustentabilidade da agora designada LEDMAN LigaPro, na valorização das provas profissionais e no serviço que a Liga presta aos clubes. A Liga existe para servir os clubes”, declarou, numa apresentação aos clubes das atividades realizadas pelos grupos de trabalho em curso, sob a égide da nova direção da Liga.

Os grupos de trabalho da Liga foram lançados a 15 de dezembro do ano passado, incidindo em quatro áreas de atuação consideradas cruciais para o futebol profissional: competições, arbitragem (com enfoque nas novas tecnologias e nas alterações regulamentares), marketing e comunicação e finanças.

“Neste ano de arranque deste mandato (…) foram lançados para discussão e análise os principais temas que dominam a agenda de prioridades de cada área. Trata-se de um ‘work in progress’, num processo que terá continuidade na próxima época, de modo ainda mais acentuado e a iniciar já em setembro, e que contamos prosseguir até ao fim deste mandato”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A intenção da Liga, acrescentou, “é produzir conclusões que possam ser vertidas nos regulamentos”, contribuindo “para a melhoria de uma Liga profissional e moderna” e para a valorização do futebol profissional português, “um produto que já é de excelência, mas que pode ser ainda mais valorizado”.

O presidente da Liga de clubes adiantou ainda que os grupos de trabalho para a próxima época serão lançados em setembro.

O antigo árbitro internacional, que dirigiu as finais da Liga dos Campeões e do Europeu em 2012, tomou posse em final de julho do ano passado como presidente da LPFP, depois de ter derrotado nas urnas Luís Duque.