O escultor Rui Chafes receberá o Prémio Pessoa no dia 15 em Lisboa, anunciou esta sexta-feira a organização.

A sessão de entrega do prémio acontecerá na Sede da Caixa Geral de Depósitos, às 19:00, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Rui Chafes foi o primeiro escultor a ser distinguido com o Prémio Pessoa, tendo o júri sublinhado que o artista plástico “consegue o feito raro de produzir uma obra simultaneamente sem tempo e do seu tempo”.

Com um valor monetário de 60.000 euros, o Prémio Pessoa reconhece a intervenção de uma personalidade portuguesa na vida cultural e científica do país.

Nascido em Lisboa em 1966, Rui Chafes formou-se em escultura em Lisboa e prosseguiu estudos na Alemanha, onde traduziu também poesia de Novalis.

Tendo o ferro como matéria-prima de trabalho, Rui Chafes utiliza-o numa escultura que “subverte as condicionantes normais do museu e da galeria”, sublinhou o júri, dando como exemplo a exposição antológica que esteve patente em 2014, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A coreógrafa Vera Mantero e o realizador Pedro Costa são duas figuras com quem Rui Chafes já trabalhou.

Em 2012 editou o livro “Entre o céu e a terra (a história da minha vida)”, uma autbiografia ficcionada no qual inclui referências a muitos dos seus mestres, num arco temporal que recua até à Idade Média­­.

Nessa obra, escreveu: “Neste mundo da banalização e consumo das imagens, quem acredita ainda no poder redentor da arte e da palavra? Não importa em que lugar a arte é apresentada: se houver uma pessoa, uma só pessoa, que seja tocada, que se emocione, uma única, a arte será salva”.

O Prémio Pessoa é uma iniciativa do semanário Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.