O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou que a maioria das dependências da Coroa Britânica – incluindo as ilhas Caimão e Virgens, consideradas paraísos fiscais -, deverão a partir de agora partilhar as suas informações fiscais com Londres.

Esses territórios, à exceção de Guernesey e Anguilla, concordaram em dar às autoridades judiciais e fiscais britânicas acesso total às informações relativas à identidade dos proprietários de empresas presentes nos respetivos territórios, declarou Cameron no Parlamento de Westminster.

“Pela primeira vez, a polícia e as autoridades estarão em condições de ver com exatidão quem detém realmente e controla as empresas registadas nesses territórios”, disse o chefe do executivo britânico, citando, nomeadamente, as ilhas Caimão, as ilhas Virgens, Jersey e as Bermudas.

Este anúncio ocorre no âmbito de uma ofensiva lançada por David Cameron para contrabalançar o efeito desastroso junto da opinião pública das revelações sobre a sua participação passada numa empresa ‘offshore’, denunciada no escândalo Panama Papers.

Mas, para a organização humanitária Oxfam, Cameron deve “fazer mais”, tornando integralmente públicas as informações obtidas através do acordo com as dependências da Coroa Britânica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR