O presidente da Parpública, Pedro Ferreira Pinto, vai deixar o cargo na próxima sexta-feira, 15 de abril, por sua própria iniciativa, confirmou esta terça-feira à Lusa fonte oficial da sociedade gestora das participações estatais.

A informação foi hoje comunicada aos trabalhadores da Parpública e, questionada sobre o assunto, fonte oficial da empresa corroborou que “houve hoje uma comunicação interna” a anunciar a decisão.

Contactada pela Lusa, fonte oficial do Ministério das Finanças referiu que “em linha com o acordado com o secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças [Ricardo Mourinho Félix] no início do corrente ano o Dr. Pedro Ferreira Pinto, presidente da Parpública desde 2014, cessará, a seu pedido, funções a partir do próximo dia 15 de abril de 2016”.

As Finanças assinalaram que “a administração liderada pelo Dr. Pedro Ferreira Pinto, que iniciou funções em 2013 por indicação do XIX Governo Constitucional, conduziu um conjunto de privatizações que fecha um ciclo no que respeita à política relativa à estratégia para o Sector Empresarial do Estado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E realçaram: “Não obstante as divergências face a tal política, o secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças expressa o seu agradecimento ao Dr. Pedro Ferreira Pinto pelo espírito de grande colaboração e lealdade que marcou estes quatro meses de trabalho conjunto”.

O ministério tutelado por Mário Centeno vincou ainda que “o mandato do atual Conselho de Administração da Parpública terminou no passado dia 31 de dezembro de 2015” e que “o Governo iniciou já o processo de seleção do Conselho de Administração para o triénio 2016-2019”.

Até à nomeação do novo Conselho de Administração, mantêm-se em funções os atuais administradores, José António Barros e Carlos Durães da Conceição, esclareceu fonte oficial das Finanças.

A Parpública é uma Sociedade Gestora de Participações Sociais de capitais exclusivamente públicos. É, portanto, a empresa que gere a participação do Estado em empresas em processo de privatização.