Foi encontrado um quadro com 400 anos que pode ser de Caravaggio. A descoberta foi um acidente e aconteceu quando os donos de uma casa perto de Toulouse iam arranjar o telhado em 2014, conta o The Guardian. A família ligou a uma leiloeira local, que reconheceu que aquele era o estilo de Caravaggio. A pintura foi submetida a uma limpeza e examinada durante dois anos.

A tela tem 144 centímetros de largura e 175 de altura e representa a decapitação de Holofernes por Judith. Terá sido pintado entre 1600 e 1610. O estado de conservação em que foi encontrado espantou os especialistas, que acreditam que a luz e a energia são típicas de Caravaggio. Se isto se confirmar, a obra pode valer 120 milhões de euros.

Se há quem defenda que esta é uma obra-prima do mestre italiano, alguns especialistas questionam a autenticidade do quadro. Há quem diga que o autor pode ser Louis Finson, um pintor flamengo que admirava profundamente Caravaggio e que fez algumas cópias do seu trabalho. Quem quer que seja o seu autor, todos reconhecem a qualidade da obra.

Enquanto não se chega a uma conclusão definitiva, o ministério da cultura de França proibiu que o quadro saia de solo francês. Esta interdição dita que o quadro deve permanecer no país durante 30 meses para ser estudado. Esta medida permite que os museus franceses tenham mais tempo para analisar uma potencial aquisição. O Louvre, em Paris, já mostrou interesse pelo quadro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR