O FBI pagou a um grupo de hackers profissionais para conseguir aceder ao iPhone de um dos autores do tiroteio de San Bernardino, nos Estados Unidos da América, em dezembro do ano passado. O ataque aconteceu durante a festa de natal de um organismo da administração local e foi levado a cabo por Syed Farook, um e a sua mulher, Tashfeen Malik.

De acordo com o Washington Post, que cita fontes governamentais ligadas ao caso, os hackers contactados pelo FBI conseguiram detetar um defeito no software do iPhone 5C, nunca antes descoberto. Isso permitiu criar uma peça de hardware para aceder ao código de quatro dígitos do telemóvel de Farook sem ativar o dispositivo de segurança da Apple que, ao fim de dez tentativas erradas, bloqueia automaticamente o iPhone.

O Governo norte-americano terá agora de decidir se irá revelar a falha descoberta à Apple. Esta decisão deverá ser tomada por um grupo dentro da própria Casa Branca, refere o Washington Post.

O tiroteio de San Bernardino, na Califórnia, aconteceu em dezembro de 2015 durante a festa de natal do trabalho de Syed Farook, um muçulmano que trabalhava como inspetor de saúde. Após um desentendimento, Farook terá saído da festa, voltando passados alguns minutos na companhia da mulher, Tashfeen Malik. Os dois começaram então a disparar contra os colegas de trabalho de Farook, provocando a morte de 14 pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR