789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sugestões para um fim de semana em cheio

Este artigo tem mais de 5 anos

Uma "Sinfonia Patética", um festival solidário cheio de rock 'n' roll, dança contemporânea e teatro. Há sugestões para todos os gostos de norte a sul do país. O Observador selecionou algumas.

The Legendary Tigerman vai tocar clássicos dos blues e do rock 'n' roll no Mercado da Ribeira, em Lisboa
i

The Legendary Tigerman vai tocar clássicos dos blues e do rock 'n' roll no Mercado da Ribeira, em Lisboa

© Hugo Amaral/Observador

The Legendary Tigerman vai tocar clássicos dos blues e do rock 'n' roll no Mercado da Ribeira, em Lisboa

© Hugo Amaral/Observador

agenda-cultural-inverno_NORTE

Em Guimarães, começa esta quinta-feira mais uma edição do Westway LAB Festival. Até sábado, o Centro Cultural Vila Flor vai receber artistas como The Membranes + BJazz, Filho da Mãe e My Baby + PAUS. O passe para os dois dias custa 15 euros. Já em Bragança, o aquecimento para o fim de semana vai começar com um concerto de Sea Lion, o projeto da sueca Linn Osterberg. A estreia em Portugal de Osterbeg irá acontecer no Praça 16, pelas 22h30. Os bilhetes custam seis euros.

No dia seguinte, a Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música irá interpretar “Histórias para Orquestra”. Com direção musical de Steven Sloane, o alinhamento do concerto irá incluir a Sinfonia Patética, de Piotr Ilyich Tchaikovski, uma das obras-primas da música clássica russa, a suite de bailado O amor das três laranjas, de Sergei Prokofieff, e a Sinfonia nº 22, em Mi bemol maior, “O Filósofo”, de Franz Joseph Haydn. O concerto está marcado para as 21h, na Sala Suggia. Os bilhetes custam 19 euros.

Também na sexta-feira, o Theatro Circo de Braga irá receber um concerto especial dos Mão Morta e da Remix Ensamble, encomendado pelo teatro para assinalar o seu 100º aniversário. O concerto deverá começar pelas 21h30, os bilhetes custam 20 euros. No dia seguinte, os Mão Morta passaram por Coimbra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Vila Nova de Gaia, o Armazém 22 vai receber em dose dupla a peça “Pozzo, o porco que dança”, a nova criação de Rui Paixão e Carlos Reis. “Pozzo, o porco que dança” é uma produção “estranhamente surreal”, onde se misturam a figura do palhaço contemporâneo e o trabalho da máscara.

‘Pozzo’ é um espetáculo cómico, interativo, interventivo e absurdamente cheio de sentido“, resume um comunicado emitido pela associação cultural d’Orfeu, que co-produziu a peça com a Cão à Chuva. O espetáculo pode ser assistido na sexta-feira e no sábado, às 21h30.

agenda-cultural-inverno_CENTRO

Depois de uma passagem por Lisboa, a Judaica — Mostra de Cinema e Cultura irá aterrar esta quinta-feira em Belmonte. Até sábado, haverá colóquios, visitas guiadas e vários filmes para ver, como Na Fila por Anne Frank. Todas as sessões da Judaica são gratuitas. O programa completo pode ser consultado aqui.

Em Aveiro, começa esta quinta-feira o ciclo “Música e Teatro”, que pretende assinalar os 400 anos da morte do dramaturgo William Shakespeare. A primeira sessão, “Ao Serviço da Cena”, será orientada por João Martins, músico e sonoplasta associado à companhia de teatro Visões Úteis. O ciclo irá decorrer até dia 5 de maio no Museu Arte Nova, com uma sessão nova todas as quintas-feiras. Sempre às 21h30.

O festival itinerante Um ao Molhe vai estar esta semana no Espaço GrETUA, também em Aveiro. O evento, marcado para esta quinta-feira, inclui atuações de Helena Silva, Grutera, O Manipulador e Jacketx. A bilheteira estará aberta a partir das 21h e os concertos deverão começar às 22h. Bilhetes? Cinco euros.

E porque não há uma sem três, a Feira de Março (também em Aveiro) irá receber na sexta-feira os The Black Mamba. A entrada custa dois euros, o concerto começa às 22h.

No sábado, os Mão Morta e os Remix Ensamble vão estar no Grande Auditório do Convento de São Francisco, em Coimbra. O espetáculo está marcado para as 22h, os bilhetes custam 15 euros. À tarde, às 16h, haverá também concerto de Benjamim. O músico irá apresentar o novo álbum de originais, Auto Rádio, inspirado por artistas tão diferentes como Duo Ouro Negro, Lena d’Água, Zeca Afonso ou Bob Dylan.

agenda-cultural-inverno_SUL

Em Lisboa, o fim de semana promete ser de chuva. Mas, para compensar, não faltarão eventos indoors para manter os lisboetas entretidos. Na sexta-feira, o Musicbox vai receber o músico e compositor guineense Kimi Djabaté. Descendente de uma família de músicos mandingas, a música e a cultura sempre foram duas presenças constantes na vida de Djabaté, virtuoso do balafon, um instrumento africano semelhante a um xilofone. O concerto está marcado para as 21h30, os bilhetes custam 8 euros.

No mesmo dia, mesmo ali ao lado, o Estúdio Time Out do Mercado da Ribeira vai servir de palco a The Legendary Tigerman, que aturará âmbito do festival solidário + Música + Ajuda. No concerto, marcado para as 22h30, Paulo Furtado irá revelar a banda sonora da sua vida e tocar temas clássicos de Muddy Waters, Tom Waits e Suicide.

No sábado, a MEO Arena, em Lisboa, irá receber o DJ norueguês Kygo, considerado um dos grandes nomes da música eletrónica mundial. As portas estarão abertas a partir das 18h30 e o concerto deverá começar pelas 20h. Os bilhetes custam 35 euros (plateia em pé e balcão).

Apesar de já não contar para o fim de semana, vale a pena deixar a nota: na segunda-feira, será a vez de Florence and the Machine subir ao palco da MEO Arena. A primeira parte estará a cargo de Gabriel Bruce. Os bilhetes estão à venda a partir de 31 euros.

Depois de o Teatro Nacional de São Carlos ter levado a cena a ópera A Flowering Tree, de John Adams, Joana Carneiro e a Orquestra Sinfónica Portuguesa irão revisitar uma das peças mais famosas do compositor norte-americano, The Chairman Dances. Na percursão estará André Dias, um dos mais promissores percussionistas portugueses e vencedor do Prémio Jovens Músicos, em 2013.

O alinhamento do concerto sinfónico, dedicado à juventude, inclui ainda o Concerto para Marimba, de Richard Rodney Bennett, e o poema sinfónico As alegres travessuras de Till Eulenspiegel, de Richard Strauss. O espetáculo será apresentado em duas sessões neste domingo — uma às 11h e outra às 16h, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Em Arraiolos, começa esta sexta-feira o Arraiolos’Arte, o Festival de Artes de Arraiolos. A programação inclui atuações de artistas como Quim Barreiros, Miguel Azevedo e DJ Moreno. Já em Faro, o Teatro das Figuras irá receber no sábado o espetáculo de dança contemporânea “Tábua Rasa”, co-produzido pela Vo’Arte e pela Companhia Nacional de Bailado. O espetáculo está marcado para as 21h30 e os bilhetes custam

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora