O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, vai recandidatar-se à liderança da associação de turismo local, numa lista que tem o administrador da ANA — Aeroportos de Portugal como presidente adjunto. Por disposição estatutária, a autarquia tem sempre assento na direção da Associação de Turismo de Lisboa, cujos mandatos têm a duração de três anos.

Em comunicado, a Associação Turismo de Lisboa (ATL) explica que esta é uma “lista de consenso que integra representantes das principais entidades associadas”, que irá a votos no próximo dia 27 de abril. Liderada por Fernando Medina — que detém o pelouro do Turismo no executivo camarário e é o atual presidente da associação por inerência do cargo de autarca –, a candidatura para os corpos sociais do triénio 2016-2019 conta com o presidente da ANA, Jorge Ponce de Leão, como número dois da direção, substituindo o administrador da Top Atlântico DMC, Mário Machado.

Este último passará a ser mandatário da lista. Já Rui Sousa, diretor regional de operações do Hotel Tivoli, é candidato ao cargo de presidente do ‘Convention Bureau’.

A lista de vogais da direção inclui, por seu turno, o presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Vitor Costa, e os autarcas Rui Pereira (vice-presidente da Câmara de Sintra), Nuno Piteira Lopes (vereador da Câmara de Cascais) e Célia Fernandes (vereadora da Câmara de Mafra), que já assumem estas posições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para representar as associações do setor, a lista de vogais integra ainda o vice-presidente da direção executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, Bernardo Trindade, o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, Pedro Costa Ferreira, o diretor-geral da Associação de Restauração e Similares de Portugal, José Manuel Esteves, a presidente da União de Associações do Comércio e Serviços, Carla Salsinha, e a diretora-geral da associação empresarial Lisboa, Feiras, Congressos e Eventos, Maria João Rocha de Matos.

Outros dos nomes presentes na lista para a direção são o presidente do NewsMuseum, Luís Paixão Martins, a presidente da empresa municipal de cultura EGEAC, Joana Cardoso, o diretor-geral da The Live Company, Álvaro Covões, o vice-presidente comercial da TAP Portugal, Luiz Mór, e o administrador do Hotel Marquês de Pombal, José Marto.

Rui Horta, responsável da TopMic, recandidata-se a presidente da mesa assembleia-geral do Turismo de Lisboa, contando com o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, António Pimentel, como secretário, e com o administrador do Grupo Barraqueiro, Martinho Santos Costa, como vogal.

O candidato a presidente do conselho fiscal é Luís Castanheira Lopes, do Grupo Pestana, tendo Filipe Taveira, da empresa AVIS, como secretário, e Isabel Cruz Almeida, do Mosteiro dos Jerónimos, como vogal.

Criada em 1997, a ATL é uma entidade privada sem fins lucrativos com mais de 800 associados, que tem como missão promover Lisboa enquanto destino turístico.