A ponte militar que liga a autoestrada 14 à estrada nacional 111 em Maiorca, Figueira da Foz, abriu esta sexta-feira de manhã ao trânsito, disse à agência Lusa o comandante operacional da proteção civil municipal.

De acordo com Nuno Osório, a operação de instalação da ponte está terminada e a ponte abriu às 11h30.

A ponte metálica britânica de última geração, uma estrutura com cerca de 55 metros de comprimento, 4,2 metros de faixa de rodagem e uma capacidade de carga até 40 toneladas, esteve a ser construída no estaleiro montado na estrada nacional 111 por 25 militares da Companhia de Pontes do Regimento de Engenharia nº 1 do Exército português.

Foi montada em estaleiro e colocada em suportes idênticos aos das passadeiras rolantes, deslizando para a localização final.

A ponte militar vai permitir a circulação alternada de trânsito com recurso a semáforos, a uma velocidade máxima de 20 km por hora.

A autoestrada 14 está interdita à circulação automóvel, na zona de Maiorca, concelho da Figueira da Foz, desde as 08h30 de dia 3, na sequência de um aluimento do piso.

Autoestrada 111, que deveria funcionar como “alternativa natural” à autoestrada 14 está também interrompida ao trânsito, nos dois sentidos, devido a obras na zona das Pontes de Maiorca, estando o tráfego entre a Figueira da Foz e Coimbra a processar-se por vias secundárias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR