Cerca de 140 pessoas morreram na sexta-feira num ataque de grupos armados do Sudão do Sul, perto da cidade de Gambella, no sudoeste da Etiópia, informou este domingo fonte do governo etíope. “Homens armados atacaram perto de Gambella e mataram cerca de 140 pessoas e fizeram reféns”, disse à France-Presse Tewolde Mulutega, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Etiópia.

Os atacantes pertenciam à tribo Murle, que vive no leste do Sudão do Sul e que costuma fazer incursões nas áreas circundantes para roubar gado. Gambella, localizado a 50 quilómetros da fronteira do Sudão do Sul, é onde vivem etíopes de étnica Nuer — um dos dois principais grupos étnicos no sul do Sudão — mas também de cerca de 272 mil refugiados sudaneses que fugiram da guerra civil que eclodiu em dezembro de 2013 no seu país.

“As forças de defesa do nosso país estão a perseguir os criminosos”, afirmou Tewolde Mulutega, sem precisar se o exército da Etiópia ultrapassou a fronteira e entrou em território do Sudão do Sul. À agência de notícias francesa, Mulutega explicou ainda que os ataques naquela zona não raros, mas que “algo desta magnitude é diferente”. “Não pensamos que os atacantes tenham ligações com o governo do Sudão do Sul ou com rebeldes”, acrescentou o porta-voz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR