Comece a abrir as janelas, leve os cães para o jardim e prepare as bicicletas dos miúdos. A partir de domingo, a primavera vai bater finalmente à porta sem trazer chuva e com temperaturas um pouco mais altas do que as que temos sentido nos últimos dias. É o que nos conta Sandra Correia, meteorologista do Instituto Português do Mar e Atmosfera. Mas atenção: até sábado, ainda não se pode esquecer do chapéu-de-chuva em casa.

O tempo instável que temos visto nos últimos tempos, conta-nos a meteorologista, tem sido provocado por uma depressão a oeste da Península Ibérica. Vamos estar sob influência dessa depressão até sábado, 23 de abril, mas esta terça-feira vai ser o dia mais frio e chuvoso. Amanhã, quarta, ainda há trovoadas, mas depois o tempo melhora dia a dia. A partir de domingo, 24 de abril, essa depressão vai mover-se para o norte da Europa e deixar o céu português limpo: a partir deste fim de semana, o país vai estar sob influência de um anticiclone a sul de Portugal que traz consigo temperaturas mais amenas, a ansiada primavera.

Sandra Correia explica também que o mercúrio dos termómetros tem estado um pouco mais abaixo do que o normal para esta altura do ano. Mas essa é uma situação pouco preocupante: “A primavera é uma estação de transição, por isso é normal que haja um pouco mais de incerteza na previsão meteorológica”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR