A snowboarder suíça Estelle Balet, de 21 anos, morreu esta terça-feira na sequência de uma avalanche nos Alpes suíços. A atleta, campeã de snowboard do Free Ride World Tour, estava a participar num filme em Le Portalet quando um bloco de neve se desprendeu da montanha e caiu em cima de Estelle.

Quando a polícia chegou ao local, junto à fronteira helvética com França e Itália, Estelle Balet já se encontrava morta. Os paramédicos ainda tentaram reanimá-la, mas sem sucesso. No acidente esteve envolvida outra pessoa, também snowboarder, que não ficou ferida.

O free ride é um estilo de snowboard praticado em terreno natural, sem percursos previamente definidos. Num curto comunicado, a Free Ride World Tour escreveu que “Estelle Balet era uma estrela brilhante naturalmente dotada e demonstrou um talento impressionante” na sua curta carreira, que começou em 2011.

A polícia lançou uma investigação ao sucedido, até porque a atleta estava equipada com um detetor de avalanches e proteção adequada para estas ocorrências: um capacete e um airbag.

Estelle Balet cresceu precisamente na zona onde acabou por morrer. Praticava desportos de neve desde os dez anos e dividia o tempo entre as competições de free ride e a participação em filmes sobre snowboard.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR