A GNR resgatou 21 migrantes, entre os quais nove menores e uma mulher grávida, perto da ilha de Kos, na Grécia, na madrugada de terça-feira. A operação decorreu no âmbito da missão Frontex durante uma ação de patrulhamento marítimo.

Segundo o comunicado da GNR, os militares da Unidade de Controlo Costeiro detetaram a embarcação de recreio com cerca de seis metros. A bordo estavam 21 pessoas, entre elas nove menores e uma mulher grávida.

“A embarcação socorrida encontrava-se à deriva a duas milhas da costa grega, não possuindo propulsão por falta de combustível, tendo a mesma sido rebocada pelos militares até ao porto de Kos”, refere o comunicado.

Os militares receberam uma comunicação da Guarda Costeira grega a reportar um pedido de socorro de uma embarcação junto à fronteira com a Turquia. As pessoas socorridas não apresentavam ferimentos e foram entregues às autoridades locais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3 800

Milhas náuticas já percorridas pela GNR desde 1 de abril no âmbito da Operação Frontex.

A GNR tem 16 militares e uma lancha de vigilância na operação da FRONTEX, desde o dia 1 de abril até ao dia 30 de setembro de 2016. O objetivo é prevenir, detetar e “fazer cessar ilícitos relacionados com a imigração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga”. Os militares já detetaram 3067 migrantes ilegais, já socorreram 1265 pessoas.

Pode ver o vídeo da operação de resgate aqui.