A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, prometeu esta quarta-feira que vai lutar “em todas as trincheiras” para evitar a sua destituição, após o início do processo de impeachment no Senado.

Numa conferência de imprensa com bloggers de esquerda, Rousseff reiterou que o processo sobre a sua destituição é um “golpe” de Estado e uma “eleição indireta transvestida”, segundo excertos da entrevista divulgados pelo Palácio do Planalto.

A Presidente disse que quem a quer substituir “e conspirou para isso” – numa alusão ao vice-presidente Michel Temer – carece de legitimidade, já que “a única forma de se legitimar em democracia é através do voto popular”.

Rousseff reiterou que neste processo “está em jogo a democracia” e, por isso, garantiu que lutará “em todas as trincheiras” e irá “onde for necessário” com o objetivo de “derrotar esse golpe”.

A Presidente brasileira viaja esta quinta-feira para Nova Iorque, onde, na sexta-feira, deverá denunciar junto da ONU que é alvo de um “golpe” de Estado.

A viagem de Rousseff a Nova Iorque tem como propósito a assinatura do Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas, em cujas negociações o Brasil participou ativamente, mas a ocasião servirá para a Presidente expor a crise em que o país se encontra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR