A menos de um mês de revelar o grupo de jogadores que vai levar para o Europeu de França — a convocatória sai a 17 de maio — Fernando Santos deu uma entrevista à Sport TV onde afirmou que já lhe restam poucas dúvidas sobre o nome dos 23 jogadores que irão representar a seleção nacional no Euro 2016, que começa a 10 junho.

“Não excluo ninguém. Agora se me pergunta se eu tenho muitas dúvidas, não tenho.”

E é certo que irá apenas anunciar 23 nomes. Isto porque não quer repetir o erro que cometeu quando era selecionador da Grécia: “Ter convocado 25 jogadores para o estágio final foi mau. Ter de dizer a dois jogadores que tinham de sair, foi muito mau. Não vou repetir isto, foi um erro”.

Fernando Santos sabe que não há jogos fáceis em fases finais, mas sabe mais. Que Portugal nem sempre se dá bem quando é favorito à partida. Por isso, deixa o aviso:

“Se pensarmos que vamos ter facilidades neste grupo, vai correr mal. Agora, se Portugal tem ou não tem condições para passar este grupo? Claro que tem.”

O selecionador nacional admitiu que “há ainda muita coisa para planear antes de começar a fase de preparação”. Define-se como “um perfeccionista”, mas já tem na cabeça definido o esquema de jogo que vai adotar durante o Euro. “Vamos jogar muito de acordo com aquilo que fizemos nos últimos dois jogos. Um bocadinho híbrido. Nunca iremos com um 4-4-2 clássico ou um 4-3-3 clássico. Será um misto dos dois. Mais em losango do que em ‘clássico’.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não podemos prender taticamente o Cristiano”

Não há competição que passe, nem selecionador que escape sem a pergunta da ordem: e o ponta de lança? “Dado o nosso estilo de jogo, isto não é necessariamente um problema. Se me pergunta se o Ronaldo pode ser um ponta-de-lança puro, eu acho que não. Momentaneamente, pode. Agora esse não é o lugar dele. Mas sempre que teve de fazer esse papel, fez bem. Mas também não podemos prender taticamente o Cristiano. A equipa tem mais dificuldade quando tem um jogador mais fixo na frente.”

No que toca ao atual momento de forma de João Moutinho e Tiago, Fernando Santos não se mostrou preocupado: “O Tiago é um jogador que sabia como ninguém resolver os problemas. É um jogador muito experiente. Há muitos jogadores que são bons executantes, mas que também são muito inteligentes. Os que têm mais rotina de jogar a dois são o João e o Tiago. Infelizmente, vou ter de deixar alguns de fora, não vão poder ir todos. A questão da polivalência é fundamental. E, tal como vimos com estas duas lesões, a qualquer momento tudo pode mudar, são muitos jogos, muita pressão, não podemos ficar agarrados a nomes. Claro que haverá sempre alternativas, a não ser que alguém me dissesse que não queria cá estar.”

E qual é o objetivo? Ganhar.

“Não somos favoritos. Portugal tem um objetivo claro, e comigo não há outra hipótese, que é ganhar o campeonato da Europa. Agora, não somos os favoritos. Para mim há três claros favoritos: Alemanha, Espanha e França. Há mais umas quatro ou cinco equipas que têm uma ambição natural e nós somos uma delas. Não chega sonhar. Não podes pensar que já está no papo.”