O pão, por si só, é um alimento que sempre esteve presente nas mesas dos portugueses. Seja ao almoço ou ao jantar, são poucos os que resistem a um bom pedaço de pão para acompanhar a refeição. Não é por acaso que, em Portugal, há (quase) uma padaria em cada esquina para nos lembrar — com o cheiro do pão acabado de sair do forno — que a dieta mediterrânica é maioritariamente feita à base de trigo, centeio e milho.

A roda dos alimentos não mente e, segundo a Direção Geral de Saúde, devemos ingerir quatro a 11 porções por dia do grupo composto por cereais, arroz, massas… e pão (uma porção equivale a 50 gramas). Quem não concorda são os livros de alimentação saudável e os planos rígidos de emagrecimento que defendem, com unhas e dentes, que este alimento não deve estar em cima da mesa (mesmo ao lanche). Culpam o glúten — uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e aveia –, desprezam o alto teor de sal e repreendem o seu elevado índice glicémico.

baguette, baked, bakery, baking, barley, bread, breakfast, brown, cereal, crumb, crust, crusty, cut, cutting, delicious, diet, food, french, fresh, freshness, gourmet, grain, health, healthy, heap, ingredient, loaf, meal, natural, nutrition, oat, organic, pastry, portion, round, rural, rustic, rye, rye bread, seed, slice, sliced, snack, tasty, texture, toast, traditional, wheat, whole,

Cortado à fatia, comido à dentada ou beliscado, são poucos os portugueses de gema que resistem a um pedaço de pão. (foto: iStock)

Mas será que temos de abdicar do pão se queremos seguir uma alimentação equilibrada e saudável?

“Não”, começa por responder Nuno Borges, professor na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e membro da direção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À exceção de uma minoria de pessoas que não o pode comer porque tem uma determinada patologia de intolerância ao glúten ou doença celíaca, não há nenhuma razão ou estudo que defenda que devemos eliminar o pão da nossa alimentação.”

Então porque é que há uma autêntica luta cerrada contra o pão por estes dias?

Segundo a nutricionista Magda Roma, consumimos uma quantidade de hidratos de carbono cada vez maior. “Quando olhamos para a alimentação dos nossos avós, verificamos que no prato estavam presentes hortícolas, leguminosas e, quando possível, um pouco de peixe ou carne.” Aqui, o pão seria a principal fonte de hidratos de carbono. O problema é que hoje comemos pão (e cereais) ao lado de um prato de arroz, massa, batata e outros tubérculos cozidos. “Os pratos são cada vez maiores, a quantidade de hidratos também e assim já não fará sentido o pão à refeição. Só fará sentido se quiser aumentar o tamanho da roupa.”

Ângela Silva, autora de O Livro do Pão e fundadora da padaria biológica Miolo, tem outra perspetiva. “Preocupamo-nos com a questão de o pão engordar ou de ter sal em excesso, mas os verdadeiros males do pão são outros”, alerta. “A grande maioria dos pães à venda em supermercados e padarias é produzido industrialmente e não tem qualquer interesse nutricional.” Sejam carcaças integrais ou papos secos com sementes, o “rótulo destes pães supostamente ricos em nutrientes revela que são tão pobres e desinteressantes como os outros, para além de carregados de vitaminas criadas artificialmente, perfeitamente dispensáveis e até prejudiciais à nossa saúde.”

Foi precisamente este o motivo que levou Ângela Silva, uma apaixonada por pão, a lançar um livro com mais de 40 receitas para o fazer em casa à base de farinhas biológicas e fermentação natural. “Infelizmente, o pão que alimentou a minha infância é agora raridade produzida em algumas aldeias, para ser vendido em mercearias gourmet e lojas especializadas”, conta. Depois de frequentar um curso técnico de confeção, assustou-se com o uso de aditivos (e de farinhas processadas) e percebeu que não era aquilo que queria fazer.

O lema é produzir muito e rapidamente. Para isso utilizam-se variedades de trigo híbrido, muitas vezes manipulado geneticamente, enzimas suspeitas, aditivos ainda mais obscuros, quantidades absurdas de fermento químico e praticamente nenhum tempo de fermentação.”

AF_PlanoCapa.indd

O livro foi publicado pela Manuscrito e custa 15,50€.

Porque é que os problemas digestivos e o número de intolerâncias com o pão têm aumentado?

“A expansão da produção industrial de pães à base de trigo, entre outros produtos de panificação, desde os anos 60, coincidiu com o número crescente de queixas de reações alérgicas e problemas digestivos”, conta a autora de O Livro do Pão. É nele que explica que estes pães de trigo “não fermentam o tempo suficiente para realizar a pré-digestão necessária do glúten, e para piorar levam quantidades absurdas de fermento químico, só por si causador de inúmeras alergias”.

Desta forma, a origem do inchaço abdominal e as digestões difíceis poderão estar no processo de produção do pão e não no glúten em si. Ângela Silva recomenda que o ideal “será averiguar se a sensibilidade é de facto ao glúten se ao conjunto de fatores relacionados com a produção industrial de pão como o fermento químico, aditivos ou farinhas provenientes de cereal manipulado”.

O melhor a fazer é ler sempre com atenção os rótulos, procurando as alternativas mais saudáveis, sem fermentos químicos e aditivos.”

Já a gastroenterologista Alexandra Suspiro, destaca que “o que se pensa é que, tal como as alergias, a suscetibilidade de intolerância ao glúten esteja a aumentar na população ocidental”. No entanto, a especialista não descarta a possibilidade da expansão da produção industrial do pão ter contribuído para o aumento dos problemas digestivos ao longo do tempo. “É possível que as pessoas se tenham vindo a tornar intolerantes a outros aditivos e componentes químicos presentes no pão que não o glúten.”

bread, bread ciabatta, ciabatta, cookware, eating, extra virgin, food, grater, ingredient, meal, oil, olive oil, olive wood, parmesan, pepper, rosemary, rustic, seasoning, snack, wooden,

Ao contrário do trigo, a espelta e kamut são espécies de trigo antigo que são normalmente mais fáceis de digerir. (foto: iStock)

Pão na dieta: sim ou não?

“A alimentação mediterrânica é uma das mais saudáveis e inclui os cereais e o pão na sua base da roda de alimentos. Por aí, já conseguimos ver que o pão e os cereais são importantes na nossa alimentação”, conclui Nuno Borges, membro da direção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas. “No entanto, entre comer um pão branco e comer um pão feito com farinha integral, aquele que é feito com farinha menos refinada é mais favorável.”

A nutricionista Magda Roma concorda: “Opte por pão de farinhas alternativas como aveia, alfarroba, centeio, cevada e espelta. Se for integral melhor, pois a fibra dos cereais tem a capacidade de saciar e manter o bolo alimentar mais tempo em digestão.”

Ou seja, da próxima vez que encontrar um pão escuro na base da roda de alimentos, não estranhe.