Uma equipa de cientistas internacionais descobriu um recife de coral na foz do rio Amazonas com mil quilómetros de comprimento, segundo contam em novos relatórios. Esta descoberta prova que ainda há segredos bem guardados no nosso planeta. Neste caso, um esponjoso recife de coral que vai desde a Guiana Francesa até ao estado do Maranhão no Brasil.

Este recife tinha passado despercebido, até agora, devido às características da foz do Amazonas. Além da grande quantidade de água que ali corre, há lixo, nutrientes e matéria orgânica ao longo dos 6.992 quilómetros do rio que na zona da foz é particularmente lamacento, o que torna a água bastante turva.

“Eu quase que ri quando ele – o oceanógrafo brasileiro Rodrigo Moura – me abordou sobre a procura de recifes. O rio Amazonas é um pouco escuro e lamacento”, disse Patricia Yager, uma das investigadoras envolvidas no projeto. “Mas ele convenceu-me quando me mostrou um documento de 1977 que mostrava que havia provas de peixe pescado nestas zonas, o que indicava para a existência de recife. Ele disse, ‘Vamos ver se conseguimos encontrar isto'”.

Este documento, com quase 40 anos, descrevia várias espécies de peixes característicos dos recifes e esponjas a serem retiradas da foz do Amazonas. Esta investigação vem permitir a descoberta de novas espécies nesta zona do globo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR