Os International Portuguese Music Awards (IPMA), o único festival internacional de música portuguesa para lusodescendentes no mundo, são entregues no sábado em New Bedford, nos Estados Unidos.

“Os prémios internacionais da música portuguesa reconhecem feitos extraordinários na indústria da música conseguidos por artistas internacionais de ascendência portuguesa”, explica a organização em comunicado.

O espetáculo da quarta edição dos prémios acontece no sábado, no Zeiterion Theatre, no centro histórico de New Bedford, em Massachusetts, e vai homenagear artistas de nove países em 11 categorias.

Na categoria de “Novo Talento”, que distingue intérpretes entre os 15 e os 30 anos que nunca gravaram um disco, foram escolhidos os finalistas Cee Jay Sena, dos EUA, e Philip da Silva, do Canadá.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os dois artistas atuarão durante a gala e serão avaliados por um júri constituído por profissionais da indústria musical. No final, será anunciado o vencedor.

Algumas das outras dez categorias incluem música Pop, Rock, Popular e Canção do Ano. Estão nomeados artistas e bandas como Nathalie, Phinda Project, Joey Medeiros ou Sarah Pacheco.

Também existe uma categoria para voto popular, cuja votação aconteceu através da internet e recebeu votos de 70 países diferentes. Os finalistas são Thalia Bulhoes, Tyler Bowe e Mike Couto, dos EUA, e Jéssica Vidal, do Canadá.

Este ano, a organização atribui o Prémio Carreira a Paulo Gonzo, que estará presente no evento e vai atuar. No espetáculo, que poderá ser visto na RTP Internacional, também estarão presentes Boss AC e Rita Redshoes. Na noite anterior ao espetáculo, todos os artistas convidados participarão numa gala no Centro Cultural de Fall River, também em Massachusetts.