Depois de Barack Obama ter alertado os britânicos sobre os riscos de deixar a União Europeia (Brexit), Hillary Clinton também deixou uma mensagem ao Reino Unido. A candidata democrata diz que se for eleita Presidente dos Estados Unidos quer o Reino Unido completamente envolvido nas negociações com os Estados Unidos, noticiou o jornal britânico The Guardian.

“Hillary Clinton acredita que a cooperação transatlântica é essencial e que a cooperação é mais forte quando a Europa está unida. Ela sempre valorizou um Reino Unido forte numa União Europeia forte. E valoriza uma voz britânica forte dentro da União Europeia”, disse numa declaração ao Observer o assessor Jake Sullivan.

À BBC, um deputado conservador disse que a opinião do ainda presidente americano era irrelevante porque ele está quase a abandonar a Casa Branca e porque está apenas “a fazer um favor a um velho amigo britânico”. Mas Hillary Clinton, a favorita dos democratas, veio apoiar o atual Presidente.

Donald Trump, o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, ainda não expressou a sua posição em relação ao Brexit, mas diz que acredita que os britânicos vão votar favoravelmente porque estão descontentes com os níveis de imigração.

Ainda durante a visita o Reino Unido, e enquanto falava aos jovens, Barack Obama pediu-lhes que rejeitassem o isolamento e a xenofobia. “Imploro-vos que rejeitem os chamamentos e estou aqui para vos pedir que rejeitem estas ideias e que tenham uma visão mais demorada e otimista da história.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR