O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou este sábado que vai receber a visita do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. O anúncio foi dado pelo próprio Presidente da República durante uma visita à Ovibeja, a feira anual de agropecuária de Beja.

Fonte da presidência confirmou ao Observador que a visita oficial acontecerá “no final da primeira quinzena de maio” e deverá ser marcado por um jantar oficial.

A revelação surgiu em jeito de conversa, enquanto Marcelo Rebelo se Sousa cortava presunto. Pelo meio, ofereceram-lhes um presunto, o que levou a que o Presidente da República dissesse: “Tenho agora jantares com vários chefes de Estado e com o secretário-geral das Nações Unidas. Este presunto é bom para jantares, é presunto para o secretário-geral das Nações Unidas”.

O Presidente da República disse ainda que a visita de Ban Ki-moon, que termina o seu mandato no final deste ano, será uma oportunidade para falar das perspetivas de António Guterres lhe suceder no cargo mais alto das Nações Unidas. “Vai ser uma boa oportunidade para falar da candidatura nacional do engenheiro António Guterres, que é uma candidatura muito forte, este magnífico nas audições e penso que tem condições para conseguir um apoio crescente”, disse. “Isso seria muito bom para Portugal e para as Nações Unidas.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR