“Aquele que serve”. Os samurai, soldados aristocráticos japoneses, eram homens e mulheres completamente devotos ao Imperador. Embora fossem a maior parte da população japonesa durante o século XII, as suas qualidades tinham de ser exímias: deviam ser honrados, fisicamente fortes e inteligentes. Era isto que lhes permitia receber o equivalente a 200 litros de arroz e várias propriedades e bens do império.

Se falhassem a alguma destas características e vissem o seu nome ser manchado suicidavam-se trespassando-se com uma espada.

O poder e o respeito que os japoneses tinham pelos samurai mantiveram-se ao longo de mais de nove séculos. Mas, em janeiro de 1868, o declínio dos samurai começou: a guerra Boshin, um conflito civil também chamado de “Guerra do Ano do Dragão”, culminou com a perda dos poderes de Tokugawa Yoshinobu, um dos mais altos cargos do mundo militar japonês. E os samurai perderam credibilidade por arrasto, quando um novo regime se impôs no Japão.

Na fotogaleria vai encontrar vinte imagens do século XIX que mostram os trajes — e as cores — dos samurai. Essas imagens estão agora sob domínio público, mas já tinham sido compiladas no livro Hagakure: The Book of the Samurai.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR