E assim, como quem não quer nada, Beyoncé estreou um especial de uma hora na televisão e logo a seguir lançou um novo álbum. O primeiro passou no canal norte-americano HBO na noite de sábado e o segundo passou a estar disponível no serviço de streaming de música Tidal, co-fundado pela cantora, com outras estrelas como Jay-Z ou Rihanna.

Tanto o filme-musical como o álbum dão pelo nome de “Lemonade”. No disco, que tem 12 faixas, Beyoncé conta com participações de Jack White (vocalista dos White Stripes), The Weeknd, do cantor James Blake ou do rapper Kendrick Lamar. No especial de televisão, há uma participação especial da tenista Serena Williams e do marido da cantora, Jay-Z.

Entre a equipa de produção, contam-se nomes como Just Blaze, Diplo, Mike Will Made it ou Ezra Koenig, o líder e vocalista da banda Vampire Weekend.

O álbum-vídeo foi apresentado com uma divisão em cinco capítulos: Intuition (Intuição), Denial (Negação), Anger (Raiva), Forgiveness (Perdão), Redemption (Redenção). Segundo o Los Angeles Times, o tema do álbum é o de uma relação conjugal conturbada e baseia-se “na viagem de cada mulher para se conhecer a si própria e para se curar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este facto levou a que começassem a surgir análises ao álbum dizendo que Beyoncé aproveitou as canções para denunciar casos de infidelidade do seu marido, o rapper Jay-Z. O músico parece ser uma das personagens fundamentais deste novo conjunto de canções e das suas ilustrações em vídeo. As discussões entre o casal, que está há 12 anos, as reações defensivas da irmã de Beyoncé, Solange Knowles, e o desconforto da cantora face à proximidade entre Jay-Z e a designer Rachel Roy parecem estar na origem de muitos dos temas.

Lemonade

A capa do novo álbum

O lançamento do especial televisivo “Lemonade”, que foi filmado ao longo do último ano, levou a que fosse formada alguma especulação em torno de Beyoncé e do que a artista estaria a preparar. “Lemonade” teria músicas já conhecidas da cantora ou iria contar com novas faixas? E seriam suficientes para ser lançado um novo álbum?

Agora já estão desfeitas essas dúvidas. Sim, as músicas são novas — excluindo uma, “Formation”, que Beyoncé deu a conhecer no espetáculo de intervalo do Super Bowl, a 8 de fevereiro. E, sim, são todas lançadas num novo álbum.

https://www.youtube.com/watch?v=PY9E7GWx61w

A 16 de abril, Beyoncé publicou no seu perfil no YouTube um teaser do filme que estreou na noite de sábado nos EUA. Estas imagens, onde a artista aparece com um casaco de peles e com umas tranças loiras, são também as imagens de abertura do conjunto de vídeos que, na HBO, ilustraram cada uma das novas canções que compõem “Lemonade”.

Esta não é a primeira vez que Beyoncé trabalha em conjunto com a HBO. Já em 2013 tinha surgido, fruto desta colaboração, o documentário “Life is but a Dream”. Um ano mais tarde surgiu o filme-concerto sobre a digressão que Beyoncé fez com Jay-Z, a On The Run Tour. Tal como não é a estreia de Beyoncé nas edições surpresa, três anos depois de ter lançado o álbum homónimo, também sem aviso, também com um vídeo a acompanhar cada tema.

Fica o alinhamento do álbum:

1. “Pray You Catch Me”
2. “Hold Up”
3. “Don’t Hurt Yourself”
4. “Sorry”
5. “6 Inch”
6. “Daddy Lessons”
7. “Love Drought”
8. “Sandcastles”
9. “Forward”
10. “Freedom”
11. “All Night”
12. “Formation”