Se quando pensa em máscaras naturais imagina uma pasta homogénea que se espalha uniformemente na pele, lamentamos informar que essa imagem não corresponde (de todo) à realidade. Prepare-se para pôr as mãos na massa, fazer um puré de abacate e ainda juntar uma colher de mel à mistura que vai diretamente para o seu rosto. Tanto a preparação (como a aplicação) pode não parecer muito apelativa mas, no fim, a pele agradece e a carteira também. Palavra de Maria do Céu Painhas no seu novo livro Beleza Natural, onde reuniu vários tratamentos feitos em casa para todas as idades.

Na obra acabada de lançar pela Matéria Prima não só encontra tratamentos específicos de corpo como ainda máscaras naturais de rosto para cada tipo de pele.

“As receitas e tratamentos que estão neste livro resultam de muitos anos a ouvir, a fazer, a experimentar e a estudar. Conhecer a natureza, estudar as propriedades das flores, plantas e alimentos, perceber o que se adequa a cada tipo de pele e de pessoa é algo que faço com muita dedicação e, sobretudo, com muito gosto”, escreve a autora, doutorada em Ergonomia e Educação na obra.

k_beleza_natural_v6

O livro foi publicado pela Matéria-Prima Edições e custa 16,80€.

Mas será que os cosméticos feitos maioritariamente à base de produtos básicos como o azeite, leite e ovos cumprem aquilo que prometem? Em fotogaleria, testámos três máscaras caseiras para diferentes tipos de pele e ainda apontamos as receitas para que as possa recriar em casa.

Antes de pôr as mãos na massa, tenha sempre em atenção que os ingredientes das máscaras podem causar irritações, alergias e até manchar a pele. É essencial testar todos os produtos na parte inferior do braço e esperar, pelo menos, 12 horas. A partir daí, certifique-se que repete o ritual de tratamento mais do que uma vez para surtir efeito. Não prometemos milagres mas custa pouco mais do que meia papaia (e um ovo) para ter uma pele com um aspeto brilhante e saudável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR