A empresa Honda lançou uma campanha onde divulga sete protótipos de veículos elétricos sem condutor, que prometem não deixar o utilizador de pé atrás. Os veículos foram desenhados em parceria com o estúdio de design londrino Map, um projeto no qual o estúdio japonês Mori Inc. também participou.

O projeto chama-se Great Journey e nasceu com o objetivo de lançar ideias que possam permitir sonhar com um futuro não muito distante, com veículos alimentados a energia solar ou baterias. Os sete protótipos foram concebidos para diferentes fins, mas o pedido da Honda não incluía que os modelos chegassem a ser construídos à escala real, conta a Wired.

Os sete modelos foram construídos do tamanho de carros de controlo remoto e foram fotografados em paisagens que recriam aquelas onde os veículos seriam utilizados. A ideia partiu do pressuposto de que os veículos seriam utilizados naquela que é considerada pelo arqueólogo Brian Fagan como a “Grande Jornada”. Há milhões de anos, os humanos terão migrado 50 mil quilómetros de África (partindo de uma região onde atualmente se situa Nairobi, no Quénia), passando pelo norte de Europa, até à região onde hoje se situa o estado de Manaus, no Brasil.

“Começamos a olhar de forma diferente para o terreno”, de África até à América do Sul, “pensámos que se tem que atravessar o deserto e, em seguida, água e neve e gelo, vai ser um veículo bastante interessante, como o monstro Frankenstein” disse o responsável da equipa de design citado pela Wired. “Não estávamos confiantes de que conseguíssemos fazê-lo”, acrescentou.

No início do projeto visitaram a coleção da Honda, guardada num armazém enorme com peças não utilizadas, situado a duas horas de Tóquio. No local, considerado o centro de robótica da construtora japonesa, existem inúmeros veículos experimentais alimentados pela tecnologia de células de combustível e painéis solares. Para criar os sete protótipos, os criadores escolheram tecnologias verdes para que todos fossem mais amigos do ambiente. Conheça os sete modelos na fotogaleria acima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR