São três minutos de vídeo, em inglês, para explicar o processo de exploração de petróleo no Algarve e a ameaça que isso pode representar para o exossistema local, na perspetiva da Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP). O vídeo, que foi publicado há pouco mais de uma semana passada no YouTube, foi produzido por dois empresários e surfistas portugueses e tem o objetivo de “despertar consciências”.

Trata-se de um vídeo que pretende explicar os problemas associados à exploração de petróleo que se prepara para avançar na zona sul do país, uma zona que, como os autores realçam, é a mais rica de Portugal em termos de turismo natural. Em causa estão os contratos de exploração de petróleo que o anterior Governo terá assinado com consórcios internacionais para procederem à prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural na costa algarvia.

Os contratos continuaram em vigor mesmo após a mudança de Governo. O tema tem sido debatido no Parlamento, nomeadamente pela voz do deputado do PAN André Silva, que tem usado o seu tempo nos debates quinzenais para questionar o primeiro-ministro sobre o porquê da manutenção destes contratos de concessão.

Agora, no âmbito da Plataforma Algarve Livre de Petróleo, os empresários e surfistas João Vilela e Ricardo Estevão, juntam-se à causa na perspetiva de que o vídeo se torne viral e chegue a muita gente. “Numa altura em que o valor do petróleo está a cair e em que se procuram energias alternativas, não se compreende que se esteja a investir, pelo interesse de meia dúzia de pessoas, numa coisa que nem parece ser sustentável. Isto não é do interesse nacional e se espremermos bem o assunto – até pelos contratos que estão feitos – vemos que isto serve apenas para meia dúzia de empresas”, diz João Vilela em entrevista à SurfPortugal. O objetivo, diz, é “despertar consciências”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR