A nova lei para regulamentar os pedidos de asilo na Áustria está a causar polémica. A partir de agora, só se pode pedir a permanência no país até três anos e o governo austríaco pode declarar “estado de emergência” se houver uma crise de refugiados. Mais: a nova lei permite que o Estado possa rejeitar dar asilo a alguns refugiados que cheguem de países em guerra, como a Síria.

Segundo a BBC, o governo austríaco está também a ponderar construir um muro com 400 metros em Brenner, uma zona de passagem de refugiados que separa a Áustria da Itália. A notícia chega numa altura em que estão a correr eleições presidenciais na Áustria e a extrema-direita ganhou na primeira volta.

A Áustria recebeu 90 mil pedidos de asilo em 2015, o segundo valor mais elevado da União Europeia. Vários grupos de direitos humanos já se manifestaram contra a lei, que consideram que viola o princípio da proteção em caso de guerra ou perseguição. O ministro austríaco do Interior justificou a medida: “Não podemos arcar com o fardo do mundo inteiro”, apontou Wolfgang Sobotka.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR