O Governo angolano disponibilizou 1,254 mil milhões de kwanzas (6,6 milhões de euros) para as ações do Ministério da Saúde, para combater a epidemia de febre-amarela, que em quatro meses já causou 258 mortos.

Um comunicado do Ministério das Finanças, distribuído hoje à imprensa, refere que o montante é destinado às 18 províncias do país, e a sua partilha deverá ser feita pelos Governos provinciais às repartições municipais de saúde.

De acordo com o documento, a decisão de distribuir este valor a todos os municípios foi tomada conjuntamente entre os Ministérios das Finanças e da Saúde.

Com a disponibilização deste montante, refere a nota, o Governo de Angola quer reiterar o seu firme engajamento na melhoria da assistência médico e medicamentosa às populações para acudir situações de crise.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Angola enfrenta, desde dezembro de 2015, uma epidemia de febre-amarela, tendo sido detetados os primeiros casos no município de Viana, nos arredores de Luanda, capital angolana.

Os dados oficiais referentes até o dia 24 deste mês apontavam para um total cumulativo de 258 óbitos em 2.023 casos suspeitos e 653 confirmados.

No âmbito do plano de resposta à epidemia, as autoridades sanitárias iniciaram em fevereiro uma campanha de vacinação, tendo sido administradas, de acordo com o boletim mais recente, 1,3 milhões de doses, num total de 17,4 milhões da população alvo.

A campanha de vacinação de repescagem continua nos municípios da capital angolana, devido à confirmação de novos casos, no município de Viana, enquanto decorre também o processo de imunização nos municípios de Benguela, Catumbela e Lobito, Huambo e Caala.