O treinador do FC Porto considerou que, se não fossem os erros dos árbitros, os ‘dragões’ poderiam estar em primeiro lugar da I Liga de futebol, com os mesmos pontos que o Benfica.

Na conferência de imprensa de antevisão ao ‘clássico’ de sábado com o Sporting, da 32.ª jornada, José Peseiro não descartou, no entanto, a responsabilidade ao clube portista de marcar pouco e de “jogar menos bem”.

O técnico portista garantiu ainda que vai entrar em campo, frente ao Sporting, com o único propósito de vencer, sem olhar para a classificação e aos objetivos já perdidos.

“Em relação aos árbitros, o que tenho a dizer é que perdemos quatro jogos e sempre que estivemos a vencer não perdemos nenhum. Assumimos as nossas responsabilidades, mas, nesta altura, se não fossem esses erros, esta equipa, que não é tão forte e está fora da luta pelo título, também teria mais 12 pontos”, explicou o treinador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

José Peseiro enumerou os erros dos árbitros, que, a seu ver, prejudicaram o FC Porto e afastaram o clube da luta pela conquista do título nacional.

“Com o Arouca tivemos um golo anulado. Acho que ganhávamos esse jogo. Foram dois penáltis com o Braga, que eu também acho que ganhava, um com um Tondela e outro com o Paços de Ferreira. Jogos que eu também acho que ganhava. Para não serem só os outros a queixarem-se, também nos queixamos. Também podia dizer que, nesta altura, poderíamos estar em primeiro lugar ou lutar pelo acesso direto à Liga dos Campeões”, reforçou ainda.

José Pereira disse não “querer incutir qualquer tipo de pressão no árbitro” e até elogiou as prestações de Artur Soares Dias, referindo que “se errar tanto como tem errado até agora, o jogo será uma maravilha”.

O treinador lembrou ainda a mística do FC Porto e que isso equivale a encarar todos os jogos para vencer, independentemente de já não ter qualquer influência nas contas do campeonato.

“A única questão que colocamos na cabeça é que somos do FC Porto, somos profissionais, temos qualidade coletiva e queremos vencer. O que nos preocupa é que é um jogo para vencer. Não vejo outra leitura do nosso jogo. Vamos entrar para fazer o nosso melhor, para ganhar, com exigência e responsabilidade máxima”, disse.

O técnico portista desvalorizou a pressão que vai ser imposta pelo Sporting e enalteceu a importância do ‘clássico’, esclarecendo que “quem ganha estes tipo de jogos ganha também noutros aspetos”.

“Não me preocupa a pressão do Sporting. Preocupa-me que nós também temos que jogar sob pressão. Quem não quer jogar sob pressão não pode estar aqui. Estamos no ponto e isso significa que não estamos muito relaxados nem muito nervosos. Um ‘clássico’ é sempre um ‘clássico’. E nós, quando entramos, é para ganhar”, avisou ainda.

Sobre o Sporting, José Peseiro lembrou que “é uma boa equipa, que está a fazer um muito bom campeonato, com seis vitórias consecutivas, com boa ideia de jogo”, mas garantiu que o FC Porto “quer ser melhor”.

O FC Porto recebe este sábado, às 18:30 horas, no Estádio do Dragão, o Sporting, numa partida relativa à 32.ª jornada da I Liga de futebol.