Pelo menos 24 pessoas morreram e 39 ficaram feridas este sábado, na sequência de um atentado com um carro-bomba num popular mercado para venda de gado na periferia de Bagdade, de acordo com a polícia local. O atentado ocorreu na zona de Al-Nahrauan e atingiu um grupo de peregrinos que se dirigia ao mausoléu xiita do imã Musa al-Kazim, a propósito do aniversário da sua morte, que teve lugar no século VIII em Bagdade.

O santuário situa-se no bairro de Al-Kazemiya, a norte da capital iraquiana, que vai receber peregrinos xiitas até à próxima terça-feira devido a esta celebração religiosa. O ataque, ainda por reivindicar, aconteceu apesar do reforço das medidas de segurança por parte das autoridades iraquianas, que cortaram vários caminhos e pontes até à zona de Al-Kazemiya, acrescentou a mesma fonte à agência espanhola EFE, sem precisar o número de peregrinos mortos.

O grupo Estado Islâmico e a Al-Qaeda têm vindo a assumir a responsabilidade por semelhantes atentados terroristas no Iraque, como o ataque que, na segunda-feira, causou seis mortos e 30 feridos em Al-Yedida, no sudeste de Bagdade. Os xiitas e os seus templos têm sido alvos frequentes do Estado Islâmico, que proclamou um califado em 2014 em partes do Iraque e da Síria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR