Quando foi a última vez que disse o que sente pela sua mãe? Quando foi a última vez que a abraçou com força, que lhe segredou ao ouvido como só ela consegue cozinhar o seu prato preferido e que mais ninguém lhe acompanhou/ajudou como ela. A pensar na difícil tarefa de pôr tudo isto (e muito mais) por palavras, selecionámos dez vídeos dedicados à profissão exigente de ser mãe. Para que se possa rever nas mensagens, lacrimejar um pouco e enviar os seus preferidos à mulher que o viu nascer.

1. As mães dos atletas olímpicos

Se por trás de um grande homem está uma grande mulher, então, por trás (ou ao lado) de um grande filho está uma grande mãe. O ditado ligeiramente reinventado é a mensagem óbvia neste anúncio digno de alguns soluços emocionados, dedicado a todos os atletas de alta competição. Feito a propósito dos Jogos Olímpicos de 2012, mostra como uma mãe dedicada é parcialmente responsável pelo sucesso do filho ou filha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Uma mãe reconhece-se até de olhos vendados

Até que ponto é que uma criança conhece bem a sua mãe? A marca de joalharia Pandora convidou algumas mulheres e respetivos filhos para um teste capaz de deixar as lágrimas a correrem pela cara abaixo: meninas e meninos foram vendados e desafiados a descobrir as respetivas mães de entre várias mulheres. Será que a ligação maternal é assim tão forte? A resposta é óbvia.

3. Um pequeno-almoço na cama, feito por eles

https://www.youtube.com/watch?v=6O1ga_pngAI

E se apenas por um dia deixasse os seus filhos cozinharem-lhe o pequeno-almoço? O que acha que aconteceria? À parte da loiça suja (e partida), das cascas de ovos na omelete e da bancada da cozinha coberta de molhos e substâncias não identificadas, é importante lembrar que a intenção é que conta.

4. O que os filhos pensam das mães

Não é raro encontrar mulheres perfeccionistas e exigentes, com defeitos a apontar ao papel que desempenham enquanto mães. Mas será que os filhos reparam nisso? Uma nova perspetiva que mostra o que pena eles das suas mamãs.

5. As batalhas da maternidade

Nem tudo são rosas na maternidade. Esta é a (bem pensada) mensagem que uma florista online quis passar ao mostrar os diferentes campos de batalha que uma mãe tem de enfrentar.

6. A profissão mais difícil do mundo

Houve quem se lembrasse de abrir uma vaga para um emprego que, à partida, não tem nada de positivo: trabalhar 24 horas por dia e sete dias por semana, sem direito a férias, descanso ou até ordenado. É provável que o leitor esteja neste preciso momento a abanar a cabeça, mas acontece que há quem acate a profissão com um brilho inconfundível nos olhos.

7. Nasceram prematuros, agora fazem playback

Talvez David Guetta não seja o primeiro artista que nos vem à cabeça quando queremos impressionar uma mãe, mas, neste caso, o mérito está todo nos intérpretes de palmo e meio, meninos que nasceram prematuros e agradecem assim às mães que os acompanharam em todos os momentos.

8. Se os bebés falassem…

https://www.youtube.com/watch?v=tPZVEctt5g8

Se um bebé pudesse falar, talvez a exigente tarefa de cuidar dele fosse mais fácil. E talvez o pequenote tivesse elogios para dar à mulher que todos os dias cuida dele com amor e carinho.

9. Da Índia, com amor

As histórias de sacrifício, dedicação e elo maternal não têm língua, cor de pele, estatuto ou geografia definida e percorrem o mundo. Exemplo disso é este vídeo que mostra rapazes e raparigas indianos a falarem emocionadamente sobre as suas mães. É provável que o leitor chore mais um pouco.

10. O melhor presente do Dia da Mãe

https://www.youtube.com/watch?v=8yVjbTVWL4k

E porque é sempre uma questão de tempo até que um filho ou filha saia de casa, aqui fica a mensagem de uma mãe para uma adolescente já de malas às costas, pronta para uma nova aventura.