A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, deve enviar nos próximos dias ao Congresso uma proposta de emenda constitucional para a realização de novas eleições no dia 02 outubro, noticiou esta segunda-feira o jornal O Globo.

A notícia refere que a Presidente e alguns ministros como Jaques Wagner, da Casa Civil, e Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo, concordaram com a ideia de eleições antecipadas, mas Dilma Rousseff ainda gostaria de ter o consenso dos movimentos sociais antes de anunciar a medida.

Uma emenda constitucional antecipando as eleições seria a última cartada do Governo antes da votação do relatório que pode instaurar um processo de destituição contra a chefe de Estado no Senado (Câmara alta do parlamento).

A comissão de senadores deve apresentar e votar este relatório nos próximos dias.

Caso o processo seja aceite pela comissão, conforme a expectativa do Governo, Dilma Rousseff seria afastada da Presidência da República por pelo menos 180 dias e o vice-Presidente Michel Temer assumiria o cargo.

O jornal relata que Dilma Rousseff poderá lançar a ideia na próxima sexta-feira, num discurso à nação através de todas as cadeias de rádio e televisão do país. Renunciando ao cargo, Dilma Rousseff pediria a Michel Temer que fizesse o mesmo. Todavia, segundo apurou o O Globo, o vice-Presidente não pretende renunciar se o Governo realmente tomar esta medida.

Apesar da resistência que pode encontrar entre os seus opositores, uma sondagem divulgada no passado dia 25 de abril pela empresa de pesquisa Ibope demostrou que a população tende a aceitar a ideia, já que 62% dos entrevistados em todo o país declararam que preferem que Dilma Rousseff e Michel Temer saiam do governo para que haja novas eleições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR