A Procuradoria-Geral da República (PGR) do Brasil enviou hoje ao Supremo Tribunal Federal um pedido de abertura de investigação contra Aécio Neves, um dos maiores críticos do Governo brasileiro, derrotado por Dilma Rousseff nas últimas eleições presidenciais do país.

A assessoria de comunicação da PGR confirmou à Lusa que pediu uma investigação contra o senador Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) depois de ele ter sido citado como destinatário de suborno pago na hidroelétrica Furnas.

As alegações contra Aécio Neves estão no depoimento da delação premiada [prestação de informações em troca de possível redução de pena] do senador Delcídio do Amaral, que foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal no passado dia 15 de março.

Delcídio do Amaral é um dos políticos investigados pelo Ministério Público na operação Lava Jato, que investiga a participação de grandes construtoras, executivos e parlamentares nos esquemas corrupção da Petrobras.

O senador, eleito pelo Partido dos Trabalhadores, confirmou o pagamento de suborno a Aécio Neves, que já tinha sido citado num depoimento de outro envolvido no caso, o “doleiro” (que faz operações irregulares com a moeda norte americana) Alberto Youssef.

Questionado pela Lusa aquando da denúncia, o gabinete do senador do PSDB respondeu em comunicado que Delcídio do Amaral citou o nome de Aécio Neves em três circunstâncias e que em todos os casos as acusações eram falsas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR