O Ministério da Justiça português aceitou o pedido de extradição de Raul Schmidt Junior, o luso-brasileiro implicado na Lava Jato, para o Brasil, avança o Público. O suspeito foi detido a 21 de março, em Lisboa, onde terá escolhido esconder-se após o início da investigação, em março de 2014.

Raul Schmidt Junior tem nacionalidade portuguesa e pediu para não ser extraditado para o Brasil. O Tribunal da Relação colocou-o em prisão preventiva por haver perigo de fuga.

Na altura, em comunicado, a Polícia Judiciária explicou que “o detido foi investigado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal do Brasil por ter agido como intermediário de operações da Petrobras que levaram ao recebimento indevido de comissões no valor de vários milhões de reais”.

O Tribunal da Relação de Lisboa esclareceu na altura que o processo ficaria a aguardar que “o Estado brasileiro formule o pedido de extradição, tendo um prazo de 40 dias a partir da notificação”. O mesmo chegou, a que se junta agora o “sim” do Ministério da Justiça de Portugal. A decisão final cabe ao Tribunal da Relação.

A operação Lava Jato começou em março de 2014 e investiga os casos de corrupção na Petrobras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR