Tem dez anos, é finlandês, dá-se pelo nome de “Jani” e, de resto, pouco mais se sabe acerca dele. Apenas que terá recebido um pagamento de dez mil dólares (pouco mais de 8.500 euros), por parte do Facebook, como bónus por ter descoberto e reportado uma falha de segurança na rede social Instagram.

De acordo com a CNN Money, o jovem terá encontrado uma forma de apagar comentários de outras pessoas, conseguindo mesmo eliminar mensagens publicadas por celebridades como Justin Bieber. O Facebook, que detém o Instagram desde 2012, terá confirmado e corrigido o erro em fevereiro, pagando o bónus em março.

Desde 2011 que o Facebook remunera quem encontra erros informáticos nas suas plataformas. Segundo a CNN Money, a empresa já remunerou cerca de 800 pessoas no âmbito deste programa, num total de mais de 4.3 milhões de dólares (cerca de 3.7 milhões de euros). Mas nunca o tinha feito a um jovem de dez anos que, de acordo com os termos e condições do Instagram, ainda nem tem a idade mínima para possuir uma conta na rede social.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR