O ministro-adjunto com a tutela do Poder Local, Eduardo Cabrita, afirmou que o governo vai avaliar o mapa de freguesias, mas que não o vai rever. A notícia foi adiantada pelo Público. “Não faz sentido voltar ao passado”, afirmou mesmo o governante, que lembrou que há órgãos eleitos e a funcionar.

Numa entrevista dada ao diário, Eduardo Cabrita reconheceu que, quando o anterior Governo aprovou o novo mapa de freguesias, muitos municípios tomaram uma posição de revolta e que por isso o programa do atual Governo dedica algumas linhas ao assunto.

No documento vem registado que o Governo se compromete a “avaliar a reorganização territorial das freguesias, estabelecendo critérios objetivos que permitam às próprias autarquias aferir os resultados da fusão/agregação e corrigir os casos mal resolvidos”.

Cabrita acrescentou ainda que o Governo deseja que essa avaliação não seja feita de imediato, mas apenas depois das eleições autárquicas no outono de 2017 e que é necessário continuar a desenvolver o sistema de transferir “competências para as freguesias”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR