789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Atriz ataca polícia por levar multa e leva raspanete do presidente da Câmara

Este artigo tem mais de 5 anos

Bárbara Norton de Matos, grávida, acusava a polícia de lhe passar uma multa com ar de gozo quando deixava a filha na escola. Carlos Carreiras acusa a atriz e o seu pai de insultarem a polícia.

Uma atriz publicou uma queixa numa rede social contra a polícia municipal de Cascais, acusando o agente em causa de passar uma multa com “ar de gozo” enquanto a atriz, grávida de quase nove meses, teria ido deixar a filha à escola, mas o presidente da Câmara de Cascais respondeu à letra, também via redes sociais, acusando a atriz de mentir sobre o que se passou e de, juntamente com o seu pai, atacarem o agente em causa, depois de esperarem calmamente dentro de um café mesmo depois de alertados para a situação que estariam a causar.

A história terá começado quando a atriz Barbara Norton de Matos publicou um texto numa rede social onde dizia que tinha ido levar a sua filha à escola, como o faz todos os dias, e, grávida de nove meses, terá apenas passado num café para comprar uma garrafa de água. A atriz garante que saiu o mais rápido que conseguiu do café e tentou defender-se junto do polícia, que teria ficado indiferente e passado uma multa pelo seu carro estar estacionado ilegalmente com “indiferença e ar de gozo”.

As reações indignadas, típicas das redes sociais, não se fizeram esperar, mas a resposta mais dura chegou do próprio autarca de Cascais, que não gostou do ataque à força policial da cidade que gere e escreveu um longo texto na rede social Facebook para “repor a verdade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Carlos Carreiras acusa Bárbara Norton de Matos de mentir sobre o comportamento do agente da Polícia Municipal de Cascais e diz que, não só o carro da atriz estava mal estacionado no lugar destinado aos autocarros que transportam crianças – estando nessa altura um autocarro preso à espera para conseguir estacionar nesse lugar -, como esta estava acompanhada pelo pai, o treinador Luís Norton de Matos, que insultou o polícia e lhe tirou uma foto sem autorizou que disse que iria ser publicada no Facebook, tendo ainda rasgado a multa que passou.

“[Luís Norton de Matos], de imediato, dirigiu-se ao Agente da Polícia Municipal em modos agressivos e impróprios, tendo-lhe mesmo chamado ladrão. De seguida, sem prévio consentimento, fotografou o Agente em pleno exercício das suas funções enquanto dizia “Já está! Vai já para o Facebook!”. Após o aviso da contraordenação ter sido colocado no para-brisas da viatura, o pai da condutora retirou-o desse lugar e, ostensivamente, rasgou-o em vários pedaços, tudo isto na presença de várias pessoas, entre as quais Agentes da PSP pertencentes à Esquadra de Investigação Criminal e o motorista do miniautocarro que aguardava para estacionar no lugar reservado a esses veículos, ocupado pelo veículo em infração”, explicou o presidente da Câmara de Cascais.

Carlos Carreiras garante ainda que o agente da Polícia Municipal não reagiu aos insultos e que este era já tinha começado a passar a multa antes de saber o estado de gravidez da atriz e que a partir daí tem de o terminar. “Ora, não faz sentido que se qualifique como indiferença e desprezo o facto de o Agente não ter reagido aos insultos que lhe eram dirigidos e que, conforme a lei o obriga, tenha continuado a elaborar a informação como é seu dever”, acrescenta.

No final, o autarca de Cascais não termina sem avisar que existem testemunhas que estavam no interior do café que garantem que Bárbara Norton de Matos e o seu pai foram avisados dos constrangimentos que estavam a causar e que continuaram calmamente dentro do café, só tendo saído quando viram surgir o agente e deixa ainda uma mensagem aos dois envolvidos neste caso: “Cada cidadã, ou cidadão, não têm mais direitos ou menos obrigações, caso tenham mais ou menos notoriedade publica por via das suas profissões. Nenhuma cidadã, ou cidadão, seja qual for a sua profissão não têm o direito de desqualificarem, ou desconsiderarem qualquer outra cidadã, ou cidadão”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora