O fim de semana vai ser marcado por chuva, com possibilidade de ocorrência de trovoadas e vento forte, disse à agência Lusa o meteorologista Bruno Café, salientando que as temperaturas máximas vão descer até 10 graus Celsius.

“No fim de semana, vamos ter a aproximação de uma depressão muito cavada que irá dar origem a precipitação, que será forte entre a tarde de sábado e a manhã de domingo. Está previsto também vento forte”, adiantou o especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Bruno Café, quinta e sexta-feira está previsto céu muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros que pontualmente poderão ser fortes e acompanhados por trovoadas.

“Em relação às temperaturas, está prevista uma descida da máxima quinta e sexta-feira, que combinada será superior a 10 graus, ou seja, passamos de temperaturas em que em alguns distritos tiveram valores superiores a 30 graus para sexta-feira [estarão] a rondar os 15 a 20 graus na generalidade do território”, declarou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No que diz respeito às temperaturas mínimas, Bruno Café salientou que estas vão sofrer uma pequena descida, “sem grande relevância”. “A tendência para o início da próxima semana é a de continuação de precipitação”, concluiu.

Por causa da chuva por vezes forte, o IPMA colocou sob ‘Aviso Amarelo’ os distritos de Évora, Faro, Setúbal e Beja entre as 06h00 e as 18h00 esta quinta-feira.

O ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave numa escala de quatro, significa “risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

O instituto prevê nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, progredindo gradualmente de sul para norte, e que poderão ser pontualmente fortes a partir do início da tarde, possibilidade de ocorrência de trovoada a partir da tarde, vento fraco, soprando por vezes moderado do quadrante sul nas terras altas da região centro e descida da temperatura máxima, sendo acentuada no litoral.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que serão pontualmente fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, vento fraco, soprando por vezes moderado do quadrante sul e descida da temperatura máxima, sendo acentuada no litoral oeste.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros nas vertentes norte e terras altas, sendo em geral fracos e pouco frequentes e vento moderado a forte de noroeste, soprando forte com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas até ao final da manhã.

Para os Açores o instituto prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas, tornando-se encoberto a partir do final da tarde, aguaceiros fracos a partir da noite e vento bonançoso, tornando-se moderado.

Em Lisboa e no Porto as temperaturas vão oscilar entre 16 e 20 graus Celsius, em Vila Real entre 14 e 23, em Bragança entre 13 e 25, em Viseu entre 14 e 21, na Guarda entre 13 e 18, em Coimbra entre 16 e 22, em Castelo Branco entre 14 e 21, em Santarém entre 14 e 22, em Évora entre 14 e 21, em Beja entre 15 e 21, em Faro e no Funchal entre 16 e 21, em Ponta Delgada e Horta entre 14 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 18.