As startups Noocity e Performetric vão representar Portugal no Rockstart Answers Summit, um programa intensivo de aprendizagem e desenvolvimento de negócios de um dos principais aceleradores europeus, o holandês Rockstart. No evento final, no primeiro trimestre de 2017, vão estar presentes os vencedores das etapas nacionais dos 19 países membros da comunidade. O local ainda não foi anunciado.

A Noocity – que pretende revolucionar o conceito de hortas urbanas – foi distinguida pelo júri por ter o melhor pitch (apresentação breve). A startup ambiciona trazer para Portugal o movimento “Grow Your Own” (cultivo dos próprios alimentos) e introduzir uma solução que promete reduzir, ao mínimo, o trabalho e os pré-requisitos de instalação e manutenção, incluindo um sistema de auto rega e auto nutrição.

Já a Performetric – que se propõe a gerir a fadiga em tempo real – foi distinguida por ter o melhor conceito. O produto da empresa nortenha permite detetar comportamentos associados ao cansaço em tempo real, de forma não intrusiva. O software adapta-se ao perfil do utilizador e quando deteta comportamentos gerados pela fadiga, emite alertas.

Os projetos foram distinguidos durante o Rockstart Answers Porto, composto por 80 mentores, empresários, consultores e outros especialistas, numa sessão organizada pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários em parceria com a comunidade internacional de empreendedores.

“Os dois projetos selecionados para o Rockstart Answers Summit beneficiam do suporte e da projeção que este parceiro internacional aporta para cada um dos eventos. De resto, é ainda de salientar a relação que a ANJE tem vindo a desenvolver com este acelerador holandês, também ela integrada numa lógica de expansão internacional e de integração dos diversos ecossistemas empreendedores”, afirmou o presidente da ANJE, João Rafael Koehler.

A Rockstart é uma comunidade global de empresários e especialistas em empreendedorismo. Em outubro de 2015, a ANJE já tinha levado duas startups a Amesterdão, que integraram o Rockstart Answers Summit juntamente com 150 empreendedores de todo o mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR