Um conjunto de obras do escultor Rui Chafes podem ser vistas a partir desta quinta-feira na Igreja de São Cristóvão, em Lisboa, no âmbito da exposição “Não te faltará a distância”, integrada num projeto de recuperação do templo que evoca a vida do santo.

Depois de Madalena Victorino, e de Francis Alÿs, é a vez de Rui Chafes, Prémio Pessoa 2015, apresentar o seu trabalho neste projeto, concebendo um conjunto de peças pensadas para o local, de acordo com a organização.

Entre as esculturas de Rui Chafes está um conjunto de três peças a que o artista chamou “Ascensão”, criadas a partir de moldes das escadas do coro da Igreja de São Cristóvão onde é visível o desgaste dos séculos.

Integrada no projeto do Orçamento Participativo de Lisboa Arte por São Cristóvão, a exposição – iniciada em fevereiro – é comissariada pelo curador Paulo Pires do Vale e apresenta olhares contemporâneos sobre temas inspirados na vida de São Cristóvão: a viagem, o peso, a leveza.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este projeto — que decorre até junho – visa dar a conhecer a Igreja de São Cristóvão, na Mouraria, o seu património e história, para angariar apoios para o seu restauro e reabilitação.

Paulo Pires do Vale deu à exposição o título “Não te faltará distância” partindo da noção de viagem e de peregrinação associadas à lenda da figura de São Cristóvão, um gigante que ajudava peregrinos a atravessar um rio.

O projeto “Arte Por São Cristóvão” é desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Paróquia de São Cristóvão e São Lourenço, em parceria com entidades públicas e privadas, associações e projetos locais.