A final improvável do campeonato, dada a ausência do até então invicto, à chegada às meias-finais, FC Porto, que terminou a primeira fase contando por vitórias os 22 jogos realizados, disputa-se à melhor de cinco jogos, intercalados entre Braga e Lisboa.

Finalistas da Taça Challenge, ABC e Benfica decidem pelo meio do ‘play-off’ do título nacional a conquista do troféu europeu, a disputar a duas mãos, com a primeira a decorrer na Luz, a 14 ou 15 de maio, e a segunda em Braga, a 21 de maio.

Segundo classificado na fase regular, atrás do FC Porto, o ABC chega à final do ‘play-off’ após eliminar nos quartos-de-final o Passos Manuel (2-0) e nas meias-finais o Sporting (3.º da fase regular), no segundo prolongamento da ‘negra’ (3-2), por 29-28, realizada quarta-feira, em Braga.

Pela primeira vez, na meia-final entre bracarenses e ‘leões’ imperou o fator casa na decisão final do jogo, disputado no Pavilhão Flávio Sá Leite, depois de ambas as equipas terem vencido nos pavilhões adversários, com maior ou menor facilidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Benfica, quarto classificado da fase regular, atinge a final após eliminar nos quartos-de-final o Madeira SAD (2-0) e nas meias-finais o FC Porto (3-1), impondo aos campeões nacionais a primeira derrota da época no Dragão Caixa, entre campeonato e os cinco jogos da Liga dos Campeões.

A formação ‘encarnada’ venceu os portistas no primeiro jogo do ‘play-off’ das meias-finais no Dragão Caixa, por 32-31, no prolongamento, e voltou a repetir o triunfo na Luz, no segundo jogo e igualmente no tempo extra, por 30-29.

Cumpriu-se então um período de paragem entre o segundo e o terceiro jogo do ‘play-off’ para a realização das competições europeias e a ‘final a quatro’ da Taça de Portugal, em Almada, que ditou novo triunfo do Benfica, nas meias-finais, frente ao FC Porto, por 26-25, igualmente no prolongamento.

Antes do retomar as meias-finais do ‘play-off com o FC Porto, que eliminou na Taça de Portugal, o Benfica sucedeu ao ABC na conquista do troféu, impondo-se na final ao Sporting, por 36-35, igualmente no prolongamento.

Depois de perder no Dragão Caixa no terceiro jogo do ‘play-off’, por 27-23, com os portistas a afastarem o primeiro ‘KO’ e a relançarem a eliminatória, o Benfica venceu o quarto jogo, por 22-20, desta vez sem ter sido necessário o recurso ao prolongamento e sentenciou o afastamento dos campeões (3-1).

Na outra meia-final, e com a disputa das meias-finais da Taça Challenge pelo meio, o ABC necessitou de realizar um quinto jogo para afastar o Sporting, aos 29-28, após dois prolongamentos, queixando-se do pouco tempo que dispôs para recuperar do jogo europeu.

O ABC assegurou no domingo a presença na final da Taça Challenge — onde terá como adversário o Benfica – ao vencer em casa dos checos do Dukla de Praga, por 33-29, após vitória por 34-33 em Braga, e queixa-se de ter tido pouco tempo de recuperação para o jogo de quarta-feira com o Sporting.

ABC e Benfica defrontaram-se por duas vezes na fase regular da presente temporada e apresentam o saldo de uma derrota e uma vitória cada. O Benfica venceu em casa, à 10.ª jornada, por 34-28, e o ABC também venceu em Braga, por 29-27, à 21.ª ronda.

O ABC, que surge esta época ao nível dos anos 80 e 90, pela mão de Carlos Resende, abriu a época com a conquista da Supertaça, impondo-se ao heptacampeão nacional FC Porto, por 26-24, igualando os ‘dragões’ no número de troféus (seis).

A formação bracarense assumiu-se em 2015 como a ‘besta negra’ do FC Porto nos jogos decisivos de atribuição de títulos, uma vez que já tinha conquistado a Taça de Portugal na final disputada com os ‘dragões’, com um triunfo por 25-24.

ABC e Benfica iniciam no domingo a discussão do título nacional de andebol, com a realização do primeiro jogo no Pavilhão Flávio Sá Leite, pelas 18:00, e que encerra um ciclo, dado que para a próxima época o campeão não será encontrado no ‘play-off’, mas sim ao fim de uma segunda ronda entre os oito melhor classificados.