Rádio Observador

Carlos Costa

Corte de pessoal no Novo Banco visa viabilizar modelo de negócio do banco

Processo de redução do número de trabalhadores do Novo Banco tem como objetivo viabilizar o modelo de negócio e maximizar o valor, afirmou o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

TIAGO PETINGA/LUSA

O processo de redução do número de trabalhadores do Novo Banco que está em curso tem como objetivo viabilizar o seu modelo de negócio e maximizar o seu valor, realçou nesta sexta-feira aos deputados o governador do Banco de Portugal (BdP). “As necessidades de reestruturação do Novo Banco, incluindo a redução do número de trabalhadores, não são consequência da resolução”, assinalou Carlos Costa durante a sua audição na Comissão de Trabalho e Segurança Social.

Segundo o governador, este plano “impõe-se” por três razões, que são a viabilização do modelo de negócio do Novo Banco e a maximização do seu valor, os compromissos assumidos pelo Estado perante a Comissão Europeia no âmbito do regime de auxílios de Estado, e a orientação do Banco Central Europeu (BCE), enquanto autoridade de supervisão prudencial responsável pelo acompanhamento do Novo Banco.

“As medidas de reestruturação, ou de reorganização, do Novo Banco compreendem – como é usual em situações semelhantes por toda a Europa – a redução do balanço, com reconcentração na atividade central do banco (o chamado ‘core business’), e a redução de custos”, sublinhou Carlos Costa.

E destacou: “A conceção dessas medidas e a sua implementação são atos de gestão. A lei atribui à autoridade de resolução a competência para designar os órgãos de administração de bancos de transição, prevendo, assim, que as autoridades de resolução confiem esse papel às equipas de gestão”.

O responsável reforçou que “o Novo Banco tem um Conselho de Administração mandatado para desenvolver e implementar um plano que cumpra com os objetivos de viabilização e de maximização do valor do banco e com as restrições decorrentes dos compromissos assumidos com as instituições europeias”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)