Novas imagens de satélite mostram a chegada de veículos ao centro de testes nucleares norte-coreano de Punggye-ri, informa este sábado o portal especializado 38 North, considerando indício de que “Pyongyang pode estar a preparar um teste nuclear no futuro próximo”.

As imagens, captadas a 05 de maio, mostram veículos a chegar ao que parece ser o centro de comando, a cerca de seis quilómetros na zona de testes.

Apesar da “reduzida atividade” no complexo e de não haver sinais de uma “atividade significativa” na área principal, “os veículos não se encontram frequentemente ali, exceto durante preparativos para um teste [nuclear]”, indica o portal norte-americano associado à Universidade Johns Hopkins.

Nas últimas semanas foi colocada a possibilidade de a Coreia do Norte levar a cabo o seu quinto teste nuclear durante o VII Congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro em 36 anos e que arrancou na sexta-feira em Pyongyang.

Durante a inauguração do evento, o líder norte-coreano, Kim Jong-un exaltou as suas conquistas nucleares, nomeadamente os testes e lançamento de mísseis no início do ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR